Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


7.11.19

COMO APOIAR O(A) COMPANHEIRO(A) NUM MOMENTO DIFÍCIL


Como apoiar o(a) companheiro(a) num momento difícil


Quando a pessoa que amamos está a passar por alguma dificuldade, o que é que deve ser feito? O que é que podemos fazer para a ajudar? E o que é que não devemos mesmo fazer?


Há uma coisa que todos os casais felizes têm em comum e que faz com que os níveis de confiança e de intimidade disparem. Claro que as relações felizes dependem de várias competências – não é só uma coisa. As pessoas que se sentem felizes no relacionamento prestam atenção aos sentimentos do(a) companheiro(a), esforçam-se para se manterem unidos e procuram resolver os conflitos de forma saudável. Mas há uma competência que por vezes não é tão óbvia e que faz toda a diferença em momentos de dificuldade.





AJUDAR O(A) COMPANHEIRO(A) NUM MOMENTO DIFÍCIL:
O QUE NÃO FAZER

Há quem pense que o sucesso de uma relação depende de muito trabalho, muito esforço, mas a verdade é que hoje sabemos que uma das formas mais eficazes de fortalecer uma relação tem a ver com algo que NÃO devemos fazer quando a pessoa que amamos está a passar por um momento difícil:

DAR CONSELHOS

É verdade!

É fundamental que aprendamos a apoiar a pessoa de quem gostamos sem nos apressarmos a dar sugestões para resolver o problema em causa ou a dizer o que é que ele(a) deve fazer.


Quando o(a) nosso(a) companheiro(a) partilha algo que está a mexer com ele(a), que é intenso do ponto de vista emocional, o que é que nós podemos fazer?

Em primeiro lugar, é fundamental que não façamos NADA. Basta que o(a) ouçamos com muita atenção. O silêncio, nestas alturas, é valioso.

O PODER DO SILÊNCIO

Nem sempre é fácil lidar com as emoções da pessoa de quem gostamos. Quando ele(a) mostra preocupação, tristeza, raiva ou ansiedade, é tentador partilharmos os nossos conselhos e sugestões. Depois surpreendemo-nos com a fúria dele(a) e pensamos «Qual é o teu problema? Só estava a tentar ajudar…».

Algumas pessoas têm muita dificuldade em ficar apenas a ouvir e apressam-se a oferecer soluções. Outras sofrem tanto com as dores do outro que acabam por lidar com o assunto como se o problema fosse seu. De uma maneira geral, nenhum destes caminhos funciona. Aquilo que funciona é mostrar que quer mesmo saber como pode ajudar: «O que é que eu posso fazer para ajudar?».


AJUDAR O(A) COMPANHEIRO(A) NUM MOMENTO DIFÍCIL:
COLOCAR PERGUNTAS


Depois de escutarmos com atenção o que a outra pessoa tem para dizer, as perguntas podem ajudar-nos a perceber melhor o que ele(a) está a sentir e aquilo de que precisa.

«O que é que te preocupa?»
«Então, estás a dizer que tens medo que…?»
«Deixa-me ver se percebi: estás aborrecido(a) com…?»

Quase todas as perguntas são válidas, sobretudo se traduzirem genuíno interesse, mas há perguntas mais eficazes do que outras. Mais do que tentar saber «Porquê?» é importante tentar conhecer os detalhes que nos ajudem a colocar-nos na posição da pessoa que amamos («Quando? Como? Quem?»).

Os conselhos e as sugestões podem ser dados, mas apenas se forem solicitados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa