O QUE É A TERAPIA DE CASAL?
A Terapia de Casal é uma ajuda que está disponível para qualquer casal que queira melhorar a sua relação. Normalmente estas consultas são conduzidas por psicólogos com formação em Terapia Familiar. Esta alternativa é uma forma de terapia breve muito centrada nas soluções.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE QUE A SUA RELAÇÃO PODE BENEFICIAR DA AJUDA DA TERAPIA DE CASAL?
Conflitos que parecem nunca ficar resolvidos
Você e o seu companheiro já não se entendem como antigamente
Os seus filhos parecem ter mais poder do que seria suposto
Diminuição do desejo sexual ou da paixão
Sentimentos de indiferença em relação ao seu companheiro
Falta de vontade de partilhar pensamentos e sentimentos com o seu companheiro
Diminuição da afetividade
Ênfase nos aspectos negativos da relação
Ausência de risos e divertimento quando estão juntos
Sentimento de maior bem-estar no trabalho do que em casa
Suspeitas de que o seu companheiro tem uma relação extraconjugal
Apenas um dos membros do casal toma as decisões
Um dos membros do casal parece mais preocupado com a sua família de origem do que com a família atual.
É natural que haja muitas dúvidas e receios a propósito da terapia de casal. Afinal, estamos habituados a guardar a nossa intimidade para nós e nem sempre é fácil reconhecer que precisamos de ajuda para resolver assuntos tão nossos. Mesmo que os membros do casal já tenham feito terapia individual e estejam familiarizados com este tipo de consultas, é legítimo que haja alguma resistência e alguns medos.
QUEM É QUE FAZ TERAPIA DE CASAL?
Quem são os casais que pedem este tipo de ajuda? São novos? São casais de meia-idade? São casais à beira do divórcio?
Tenho trabalhado com casais de todas as idades – desde jovens namorados a seniores com filhos adultos e netos – mas a maioria dos casais que me procuram são casais com filhos pequenos ou em idade escolar, o que creio que é fácil de compreender. É precisamente em função da acumulação de tantos papeis e de tantas exigências que se torna muitas vezes difícil continuar a alimentar a relação conjugal.
A maior parte dos casais que me pedem
ajuda ainda se amam e, ainda que
muitas vezes se sintam desligados e
desesperançados, olham para a terapia
conjugal como uma forma de continuarem
a sonhar a dois.
Não são sempre casais em risco de divórcio que vêm à terapia. E ainda bem! Quanto mais cedo pedirmos ajuda, menos mágoas acumulamos e mais rapidamente tomamos as rédeas da nossa vida.
O QUE É QUE A TERAPIA DE CASAL FAZ?
Na terapia de casal cada um tem oportunidade de exteriorizar as próprias emoções e aquilo de que precisa num ambiente seguro. Cada pessoa tem o seu ritmo e, se uma pessoa não se sentir à vontade para falar sobre determinado assunto, não fala. Curiosamente, é muito raro que alguém me diga que não quer responder a uma pergunta. Na prática, e mesmo quando há resistência de um dos membros do casal no início da terapia, quase todas as pessoas sentem necessidade de exteriorizar aquilo que as tem incomodado e acabam por comprometer-se com a terapia expondo-se por inteiro.
É muito gratificante ajudar duas pessoas que ainda se sintam ligadas a entender genuinamente aquilo que cada uma sente. Quando os equívocos de comunicação se dissipam e cada um experimenta a sensação de se colocar verdadeiramente na posição do outro, mostrando de forma clara que se preocupa, que valoriza os seus sentimentos e que quer estar “lá”, a esperança começa a renascer.
Nenhum terapeuta tem o poder para fazer com que uma pessoa se apaixone por outra mas há várias ferramentas que permitem que a revelação mútua aconteça sem constrangimentos e que ambos se sintam progressivamente mais amparados.
COMO É QUE A TERAPIA CONJUGAL FUNCIONA
(NA PRÁTICA)?
As consultas de terapia de casal são conversas a 3. Logo na primeira consulta, converso com o casal sobre as dificuldades que estão por detrás do pedido de ajuda, sobre a história da relação e sobre alguns episódios daquilo a que chamo a bagagem afetiva de cada um. No final dessa sessão conversamos sobre os objetivos de cada um e sobre a forma como os posso ajudar.
De uma maneira geral, no final de cada consulta proponho alguns exercícios terapêuticos que, não sendo obrigatórios, ajudam muito a acelerar as tão desejadas mudanças. Quanto maior for o compromisso com a mudança e a entrega a estes exercícios, maior costuma ser a eficácia da terapia.
Excecionalmente, converso com os membros do casal a sós, procurando criar um ambiente seguro para a identificação de assuntos em relação aos quais possam sentir-se mais vulneráveis.
QUANTO TEMPO DURA A TERAPIA DE CASAL?
As histórias de vida e as dificuldades de quem pede ajuda não são todas iguais, pelo que a resposta terapêutica também não poderia ser. Há alguns “nós” mais fáceis de desatar do que outros.
Há casais que precisam apenas de algumas
consultas para resolver questões pontuais
e há casais que vão precisar de um
processo terapêutico mais demorado até
que se sintam seguros para continuar
a sonhar a dois sem sobressaltos.
A TERAPIA DE CASAL FUNCIONA (MESMO)?
Um dos constrangimentos associados à terapia de casal diz respeito ao facto de haver tão poucas pessoas que consigam falar abertamente sobre o facto de estarem a fazer (ou já terem feito) este tipo de terapia. É compreensível que não queiramos expor as vulnerabilidades da nossa relação à família alargada ou aos amigos. Mas, em função desta reserva, alguns casais podem sentir que são uma exceção quando, na prática, outras pessoas da sua rede de suporte podem estar a passar (ou já ter passado) pelo mesmo.
Nem todas as relações podem ser “salvas” pela terapia de casal. Às vezes, um dos membros do casal já se desligou, já fez o divórcio emocional e a vinda à terapia tem apenas o propósito de confirmar essa realidade. Mas a maior parte das pessoas que recorrem à terapia de casal sentem-se genuinamente ajudadas e conseguem melhorar a sua relação.
Há um efeito terapêutico que surge assim que percebemos que as nossas dificuldades são entendidas e valorizadas por outra pessoa e a esperança aumenta quando sabemos que há um caminho que pode ser percorrido se houver essa vontade dos dois lados. Não é sempre fácil mas é quase sempre muito gratificante.
|
|
CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA E TERAPIA FAMILIAR EM LISBOA:
Rua Marcelino Mesquita, N. 11, loja 8, sala 3,
2795-134 Linda-a-Velha
TM: 967507853