Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


6.12.05

SUPER-HOMEM


“Há sempre alguém pior do que nós. O melhor é não nos queixarmos e seguir em frente.”
Christopher Reeve

Esta citação foi extraída de um documentário sobre a vida do actor Christopher Reeve, realizado pelo filho mais velho. O impacto destas frases é, naturalmente, maior se tivermos em consideração as condições em que Christopher Reeve viveu nos últimos nove anos de vida. Depois do acidente, não só ficou numa cadeira de rodas, como passou a depender de terceiros de forma permanente.

Por muito que me esforce, jamais compreenderei em pleno a sua dor. Como é que uma pessoa que valorizava a sua autonomia e que tirava partido da solidão consegue viver nestas circunstâncias?

Creio que o “segredo” está nesta palavra – circunstâncias. Para Christopher Reeve, o importante era viver o melhor possível nas circunstâncias possíveis. Pelo menos, é essa a interpretação que faço das suas palavras.

Poderia colocar-se no papel de vítima – julgo que ninguém ousaria levar a mal – mas não o fez. Preferiu manter a alegria e a força que sempre o caracterizaram. Por incrível que pareça, ele foi o apoio da família nos momentos de desespero.

Claro que esta força também adveio da estabilidade familiar que o rodeava. A mulher, Dana, também actriz, esteve sempre ao seu lado, tentando proporcionar-lhe um ambiente de normalidade. Acredito que isso lhe permitiu viver um pouco mais do que seria expectável.

Mas não se pense que Christopher Reeve não tinha quebras. Legitimamente, perguntou 700 vezes “Porquê eu?”, chorou, desesperou, revoltou-se. A exteriorização de sentimentos negativos também o ajudou a lidar com a dor. Ele só não deixou que esses momentos fossem uma constante da sua vida.

Nem todos os doentes ou vítimas de acidentes são super-heróis. Nem têm que ser. Mas Christopher Reeve deu-nos, a todos, uma lição: mais vale acender uma vela do que queixarmo-nos da escuridão (provérbio chinês).

P.S. Espero que a alegria e a força de Christopher Reeve acompanhem Dana. A viúva do actor luta actualmente contra um cancro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa