Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


17.1.06

PENSAMENTOS NEGATIVOS

Começou a sentir-se “estranho” durante uma viagem de lazer. Aparentemente estavam reunidas todas as condições para que se sentisse bem, no entanto, alguns pensamentos alteraram significativamente o seu humor – pensamentos negativos associados à morte surgiram de repente, sem aviso, nem razão válida. Assustou-se. Estava dentro de um avião e não sabia a quem recorrer.

Este é apenas um exemplo do tipo de contextos em que os pensamentos negativos podem ocorrer. Como se percebe, não é obrigatório que surjam durante um momento difícil, o que complica ainda mais a capacidade de reacção. Se está tudo bem, por que é que o descanso é brutalmente interrompido por ideias tão tenebrosas? Será normal?

Se considerarmos o número de pessoas afectadas por estes pensamentos repentinos, a situação é absolutamente normal e não carece de qualquer intervenção. De facto, muitas pessoas já viveram experiências como esta, quase sempre quando se encontravam sozinhas. Como a morte e tudo o que lhe diga respeito continua a ser um tabu, torna-se ainda mais difícil lidar com estes pensamentos. Felizmente, na generalidade dos casos estas ideias são tão repentinas quanto passageiras.

A situação é mais perturbadora se a ansiedade se intensificar, transformando-se num episódio de pânico, ou se a frequência dos pensamentos aumentar. Nestes casos, pode ser útil recorrer à ajuda psicoterapêutica para tentar perceber o motivo das alterações.

Seja qual for o caso, o desafio é o mesmo: tentar lidar de forma eficaz com estas ideias assustadoras, diminuindo significativamente a ansiedade associada. Daí que seja pertinente reflectir sobre algumas sugestões práticas.

Antes de mais, centremo-nos no episódio. Há um exercício simples de relaxamento que permite desacelerar o batimento cardíaco, proporcionando de forma imediata uma sensação de auto-controlo. Esta técnica consiste em inspirar e expirar fundo durante 10 minutos (até sentir o coração acalmar). À medida que o exercício é implementado, os músculos relaxam e a ansiedade diminui.

Se houver oportunidade, telefone a um amigo ou a uma pessoa da sua família. Os pensamentos negativos são empolados pela angústia da solidão. Conversar sobre os seus medos permitir-lhe-á perceber que estes são comuns a outras pessoas e que, portanto, não está “a enlouquecer”. É importante que se sinta ouvido por alguém de confiança.

Se for uma pessoa optimista, poderá encarar a situação como uma oportunidade para implementar mudanças positivas. Assim, a reflexão “a frio” pode incidir sobre potenciais causas de ansiedade: Estará a trabalhar demais? Consegue deixar as dificuldades relacionadas com a profissão à porta de casa? Ou, pelo contrário, tem prejudicado os seus momentos de lazer em função destas preocupações?

Acabe de vez com o “cinzentismo” na sua vida. Exercite-se, divirta-se, persiga o humor e todas as actividades capazes de elevar a sua auto-estima. Por exemplo, há quanto tempo é que não faz algo de efectivamente novo na sua vida? Quando foi a última vez que iniciou uma nova actividade que lhe desse prazer?

Tirar tempo para si, para aquilo que gosta de fazer, implica reduzir o tempo passado com pessoas que lhe transmitem emoções negativas. A tensão até pode ser inevitável, mas não deve ser uma regra na sua vida. Caso contrário, não conseguirá desfrutar das férias ou dos (poucos) momentos de lazer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa