Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


4.8.09

PERTURBAÇÕES DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR NA ADOLESCÊNCIA


Quando se fala de perturbações de comportamento alimentar, fala-se sobretudo de saúde mental, ainda que, de um modo geral, estes transtornos condicionem (e muito) a saúde física. No entanto, muitos casos de anorexia, bulimia ou voracidade alimentar continuam a ser vistos como problemas menores, que requerem sobretudo esforço, força de vontade ou uma boa dose de vitaminas.

Numa altura em que acedemos com alguma regularidade a notícias que dão conta de programas mais ou menos estruturados para combater a obesidade infantil, é importante centrar uma parte da nossa atenção nos problemas psicológicos que resultam dos maus hábitos alimentares. A verdade é que se toda a gente sabe que um adolescente obeso dificilmente poderá ser um jovem feliz e integrado socialmente, poucos reconhecem que o excesso de peso pode ser apenas o começo de sérios distúrbios de comportamento alimentar. Porquê? Porque um adolescente gordo é muito mais propenso a induzir o próprio vómito, usar e abusar de comprimidos para emagrecer, laxantes e diuréticos, ao mesmo tempo que, às escondidas, vive episódios de voracidade alimentar.

Se nem todos os adolescentes com excesso de peso são jovens em risco, importa estar atento a alguns factores que potenciam o aparecimento destas perturbações. Por exemplo, os jovens que lêem frequentemente artigos relacionados com dietas, têm ligações familiares pobres, atribuem grande importância ao peso e já passaram por experiências pouco saudáveis para tentar controlar a sua imagem têm, claramente, uma probabilidade maior de vir a sofrer de alguma perturbação de comportamento alimentar. Nas raparigas há um outro sinal que pode ser indicador de risco acrescido: o aumento do número de horas consumidas na prática de exercício físico, particularmente se se tratar de jovens com fraca auto-estima.

De todos os factores listados acima, o empobrecimento dos laços familiares é, provavelmente, aquele que levanta maiores desafios. Se é verdade que para muitas famílias já nem sequer faz sentido que as refeições decorram em conjunto, a não realização destes rituais é só a ponta do icebergue. Infelizmente, é na família que começa a ser fomentada a auto-estima e nem sempre é fácil reconhecer que os padrões de relacionamento de uma família podem estar na origem de um problema sério de saúde mental.

Ainda que uma família pareça extremamente unida, é possível que estejamos perante comportamentos que traduzem sobretudo o emaranhamento das relações, e não verdadeira coesão. Por exemplo, uma mãe pode revelar-se obcecada com aquilo que os seus filhos comem, cuidando para que não lhes faltem alimentos saudáveis e, ainda assim, descurar a expressão emocional. Ela pode até assumir-se como alguém que gosta de conversar com os seus filhos, interessando-se sobre a forma como eles se sentem e, na realidade, ser sobretudo uma mãe autoritária, que impõe regras baseadas em padrões estabelecidos na infância dos filhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa