Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


12.10.09

COMPORTAMENTOS DE RISCO NA ADOLESCÊNCIA



Falar sobre a adolescência é falar sobre a fase da vida em que as mudanças ocorrem de forma mais ou menos galopante, tanto a nível físico, como a nível emocional. Mas é também falar sobre impulsividade e comportamentos de risco. Sim, porque a transição da infância para a idade adulta está associada a gravidezes não planeadas e outros comportamentos de risco associados à actividade sexual, mas também ao uso de drogas e ao consumo abusivo de álcool.



Mas, afinal, porque é que tantos adolescentes “escolhem” estes comportamentos? Como se explica o facto de, perante a multiplicidade de informação disponível e cada vez mais acessível, continuemos a assistir a condutas que, não raras vezes, implicam risco de vida? A resposta é relativamente simples: os adolescentes atingem a maturidade cognitiva / intelectual mais rapidamente do que atingem a maturidade emocional. É por isso que, quando confrontados com a resolução de problemas alheios, a generalidade dos jovens é perfeitamente capaz de fazer escolhas ajustadas. O problema está no facto de, aquando da necessidade de fazer as mesmas escolhas para a própria vida, os mesmos jovens dependerem da capacidade para controlar os seus impulsos. Por exemplo, a maior parte dos adolescentes possui as competências necessárias para fazer escolhas amadurecidas no que diz respeito à contracepção. Mas, no calor do momento, e, sobretudo, perante a pressão social do grupo de pares, poderá faltar a maturidade emocional necessária ao controlo dos impulsos. É também esta imaturidade emocional e a incapacidade de ceder à pressão dos amigos que está subjacente a tantos casos de criminalidade na adolescência.



É muito difícil para um jovem de 16 anos resistir à pressão social. De resto, na maior parte das vezes não há sequer tempo de consultar um adulto que permita o acesso a uma visão realista da situação. Como se sabe, a maior parte dos crimes que envolvem adolescentes são cometidos em grupo e estão associados a respostas impulsivas, mais do que a acções premeditadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa