Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


12.10.10

POR QUE BLOQUEAMOS ALGUÉM NO FACEBOOK

De todas as redes sociais que proliferam pela Internet, o Facebook é a que mais cresceu em todo o mundo, desencadeando um número exponencial de investigações na área comportamental. Uma das questões mais intrigantes tem agora as primeiras respostas, na medida em que uma pesquisa realizada numa universidade americana teve como ponto de partida a tentativa de descortinar os factores subjacentes à adição e bloqueio de amigos no Facebook.

Quase todos os dias somos confrontados com pedidos de amizade que escolhemos aceitar ou não. Em muitos casos, adicionamos pessoas que até aí eram desconhecidas, mas que podemos passar a seguir com interesse e regularidade. Ao mesmo tempo, há pessoas que temos vontade de excluir da nossa lista e que acabamos por bloquear (ou desamigar). O que nos leva a fazê-lo? De acordo com este estudo, o facto de alguém publicar demasiados posts por dia ou muita informação considerada irrelevante é um dos motivos que mais frequentemente nos leva a apagar aquela pessoa da nossa lista.

O segundo grande motivo está relacionado com a adopção de posturas radicais no que concerne a tópicos relacionados com política ou religião. Já ouviu dizer que é melhor não se falar de política ou de religião durante uma festa ou confraternização? Aparentemente, esta é uma verdade que também se aplica ao convívio virtual.

Na terceira posição dos factores subjacentes ao facto de desamigarmos alguém aparecem os comentários inapropriados, ordinários ou racistas.

O estudo permitiu ainda perceber que há uma espécie de hierarquia nas relações via Facebook, sendo que a dominância está do lado de quem aceita o pedido de amizade e a subordinação está obviamente do lado de quem faz o pedido. Quem pede amizade está mais vulnerável a ser bloqueado abruptamente do que quem aceita o pedido.

É interessante notar que existem formas diferentes de lidar com estes bloqueios: algumas pessoas sentem-se profundamente rejeitadas ao serem desamigadas por alguém da sua lista, enquanto outras continuam a divertir-se com a rede social exactamente na mesma medida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa