Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


26.6.12

AS PESSOAS CASADAS SÃO MAIS FELIZES



Há diversas investigações que apontam para o facto de as pessoas que vivem casamentos felizes serem, em média, mais felizes do que as outras. A seguir, por ordem decrescente, vêm as pessoas solteiras, as viúvas, as divorciadas e, no fim da lista, as pessoas infelizes no casamento. Agora um estudo da Universidade do Michigan vem dizer que, a longo prazo, as pessoas casadas são mais felizes do que as não casadas.

Segundo os investigadores, o casamento
em si mesmo não torna as pessoas mais felizes
do que quando estas estavam solteiras mas
parece ter um efeito protetor contra o normal
declínio dos níveis de bem-estar ao longo do ciclo de vida.

Resumidamente aquilo que a pesquisa diz é que as pessoas que optam por casar acabam por ser mais felizes do que seriam se nunca o tivessem feito.

Este é um estudo longitudinal que acompanhou milhares de participantes ao longo dos anos e que procurou averiguar se os traços de personalidade nos ajudam a lidar com os eventos de vida mais significativos. E a resposta a esta questão é… NÃO. De acordo com esta investigação, os traços de personalidade não têm influência significativa aquando da perda de emprego ou do nascimento de um filho, o que contraria alguns estudos feitos no passado.

Em termos gerais, os participantes deste estudo que não casaram mostraram, com a passagem dos anos, um declínio gradual dos níveis de bem-estar (felicidade), enquanto as pessoas casadas contrariaram esta tendência. Assim, de acordo com os investigadores, o casamento pode não causar um aumento da satisfação, mas parece mantê-la em níveis estáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa