Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


5.12.13

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO AMOR


Quem é que nunca deu por si a pensar na falta que faria um manual de instruções que permitisse entender melhor o marido ou a mulher? Se há alturas em que mal conseguimos discernir sobre as nossas próprias emoções, parece-me legítimo que até os casais mais unidos possam ter dúvidas pontuais acerca do que o outro está a sentir ou a respeito da melhor forma de agir sem o/a magoar. Outra coisa bem diferente é viver-se permanentemente na dúvida, como se o conhecimento de que se dispõe acerca da pessoa amada fosse manifestamente insuficiente.

Uma das coisas que tenho aprendido em terapia de casal tem a ver com a importância do conhecimento mútuo, ou aquilo a que eu chamo o manual de instruções da relação.

Sim, é possível obter um manual de instruções para cada relação.

E a melhor parte: É DE GRAÇA!

Basta que estejamos atentos ao que a pessoa de quem gostamos nos diz, que ouçamos com atenção as suas queixas e que façamos algumas perguntas que nos permitam conhecê-la melhor. Não me refiro apenas a sermos capazes de o/a entrevistar no princípio da relação a fim de descobrir os seus gostos, os seus interesses e as suas vulnerabilidades. Refiro-me a uma postura de genuína e contínua curiosidade em relação à forma como a pessoa que está ao nosso lado evolui.

É evidente que há coisas que não mudam. Uma pessoa que toda a vida foi apaixonada pela natureza, vai provavelmente continuar a sê-lo. Alguém que core de cada vez que é elogiado vai provavelmente continuar a mostrar esse embaraço. Mas as pessoas mudam, quer nos gostos e interesses, quer na forma como se sentem nesta ou naquela circunstância. E se cada um de nós der o seu melhor no sentido de se manter a par dessas mudanças, é mais provável que tenhamos um conhecimento a respeito da pessoa amada suficientemente sólido para que nos sintamos seguros.

Deixo-lhe um desafio: um conjunto de perguntas a respeito do seu cônjuge. Reflita sobre elas. As suas respostas a estas E OUTRAS perguntas são o manual de instruções da sua relação. Lembre-se que as respostas a estas questões estão em constante evolução. Aquilo que era verdadeiro há uns anos pode estar completamente desatualizado.

  • Quem são os melhores amigos do seu cônjuge? E porque é que ele/a gosta tanto dessas pessoas?
  • Quais são as atividades de que o seu cônjuge gosta de fazer ao fim-de-semana?
  • Quais são as maiores preocupações do seu cônjuge hoje em dia?
  • Qual é o maior sonho do seu cônjuge?
  • Quais são os maiores medos do seu cônjuge? As catástrofes que ele/a mais teme?
  • O que é para ele/a uma noite idealmente bem passada?
  • Qual é o carinho de que o seu cônjuge mais gosta?
  • Quais são os acontecimentos mais importantes que estão para acontecer na vida do seu cônjuge (nos próximos tempos)? Como é que ele/a se sente em relação a esses acontecimentos?
  • De que tipo de atividades físicas é que o seu cônjuge gosta?
  • O que é para o seu cônjuge o emprego de sonho?
  • Quais são os problemas de saúde com que o seu cônjuge mais se preocupa?
  • Qual foi o momento mais embaraçoso na vida do seu cônjuge?
  • Qual é o restaurante preferido dele/a?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa