A PSICÓLOGA NO FACEBOOK     |     VÍDEOS     |     CONSULTÓRIO     |     PÁGINA INICIAL

30.1.14

COMO CONCRETIZAR OS SEUS SONHOS


Se eu lhe disser que a concretização dos seus sonhos está ao seu alcance, você é capaz de achar que eu estou a brincar consigo. Ou que estou a tentar vender-lhe alguma charlatanice. Não. Definitivamente não. Tirando a parte em que você sonha com o Euromilhões, a verdade é que a maior parte da "sorte" associada à concretização dos seus sonhos está nas suas mãos. Aquilo que o separa dessas vitórias depende maioritariamente de si. Da sua motivação. Da autodisciplina. Da capacidade para se manter focado. Da capacidade para ignorar as tentações. E do trabalho que estiver disposto a realizar.

Sim, trabalho.

A maior parte dos seus sonhos são concretizáveis mas DÃO TRABALHO.

Vamos por partes. Hoje partilho consigo algumas dicas que eu espero que o ajudem a refletir sobre aquilo que lhe falta para que se sinta mais próximo da concretização dos seus sonhos.

Já treinou a sua força de vontade hoje?

Eu não sei quais são os seus sonhos. Mas sei que é importante que você os transforme em objetivos. Quer perder peso? Encontrar um emprego? Acabar o curso? Escrever um livro? Juntar dinheiro para comprar uma autocaravana? Foque-se nisso. Centre a sua atenção no objetivo final, nas emoções positivas que você sabe que vai sentir quando o seu objetivo for alcançado. Mergulhe nesses pensamentos positivos e escreva sobre eles. Deite cá para fora tudo o que há de positivo associado a essa vitória. Mas não perca este manuscrito de vista. Guarde-o na carteira ou coloque-o junto à sua mesa de trabalho, para que possa revisitá-lo muitas vezes.

Lembre-se que tudo depende da sua força de vontade. Mas a sua força de vontade pode ser desenvolvida. E esta é uma das formas de trabalhar a automotivação.

Não adie mais.

Comece hoje. Comece agora. Você conhece-se melhor do que ninguém. Sabe que a velhinha história do "começo amanhã" é meio caminho para o eterno adiamento de tarefas importantes.

Nem tudo o que está relacionado com o seu sonho é trabalho que dê gosto ser feito. Há tarefas chatas. Há compromissos que implicam sacrifício. Mas nenhuma vitória saberia (tão) bem sem esse esforço associado.

Não invente desculpas do tipo "falta meia hora para o jantar, já não vale a pena ligar o computador" - se o seu objetivo é escrever um livro, sim, vale a pena. Abra o processador de texto e escreva. Mesmo que só tenha meia hora.

Se a ideia é emagrecer, comece hoje. Agora. O jantar está feito? Reduza a dose. E vá dar uma volta pelo bairro em vez de se sentar a olhar para a televisão. Mexa-se!

Identifique aquilo que lhe faz falta.

Não vale a pena ser arrogante e ignorar as competências em falta. Se você quer emagrecer mas está longe de saber fritar um ovo, ponha mãos à obra e aprenda a cozinhar. Inscreva-se num curso de culinária, vá ao Youtube ou peça a um familiar para lhe ensinar receitas saudáveis.

Quer voltar a trabalhar? Faltam-lhe competências específicas como uma língua estrangeira ou a capacidade para usar uma aplicação informática? Inscreva-se numa formação. Saia da sua zona de conforto. Reconheça a importância destas mudanças. Afinal, se você não estiver disposto a mudar alguma coisa, dificilmente vai colher os frutos que tanto ambiciona.

Procure aliados.

Os seus amigos e os seus familiares são, ou pelo menos podem ser, as pessoas com quem você se compromete. Aqueles que o ouvem sonhar acordado. Aqueles a quem você pede ajuda. Para lhe dar na cabeça sempre que se desvie do caminho que traçou. Para o motivar. Eles são - ou devem ser - o seu lembrete mais funcional. Uma espécie de alarme que se faz soar na altura certa para que você não perca o rumo.

Recompense os seus esforços.

Você até pode ter como objetivo juntar um milhão de euros. Mas não deixe de se mimar. Se a sua fidelidade ao seu objetivo implicar que toooooodos os cêntimos sejam guardados e que não haja gastos supérfluos, parabéns. Mas não ignore a importância da recompensa. Se não fizer sentido ir jantar fora, dê a si mesmo outro prémio qualquer por cada objetivo intermédio alcançado. Foi um menino bonito e poupou aquilo que tinha previsto este mês? Faça um jantar especial em casa.

Controle as tentações no seu ambiente e evite a procrastinação.

Procrastinar pode não ser uma palavra que faça parte do seu vocabulário regular. Mas se você é daqueles que vai ao frigorífico 37 vezes por cada hora de trabalho ou que abre as páginas do Facebook e do Youtube à espera de encontrar inspiração para o trabalho que tem mãos acabando por perder a tarde toda, eu tenho uma novidade para si: você anda a procrastinar.

E eu imagino que, no final, até se sinta dominado por sentimentos de culpa. Afinal, aquilo que você tinha planeado caiu por terra em nome deste hábito de adiar o que é importante (e que o coloca mais perto da concretização do seu sonho) substituindo estas tarefas por outras que lhe dão mais prazer.

Para contrariar este péssimo hábito o melhor é antecipar quais são as tentações mais presentes no seu dia-a-dia e munir-se de recursos para as combater. Se o seu sonho é perder peso, deixe de comprar porcarias, evite ir a centros comerciais de estômago vazio e planeie os seus menus semanalmente.

Se o seu sonho implica muito trabalhinho em frente ao computador, monitorize o tempo desperdiçado em blogues e nas redes sociais - há aplicações informáticas que permitem que você só esteja "autorizado" a procrastinar durante "X" minutos por hora. Mas o melhor mesmo é deixar essas tentações para o fim do dia de trabalho.

O que há a fazer?

A sua memória pode ser prodigiosa mas não há nada como uma boa lista de tarefas para o manter no rumo certo. Identifique todos os afazeres relacionados com o seu projeto e estabeleça prioridades. Os imprevistos vão aparecer e é bom que você se mantenha muito consciente de quais são as tarefas mais importantes a concretizar em cada momento. Habitue-se a gerir a sua agenda de forma eficaz e experimente a sensação de dever cumprido diariamente. Vai sentir-se orgulhoso de si mesmo e – mais importante – isso dar-lhe-á o otimismo e a motivação para continuar.

Inspire-se.

Não há volta a dar: há pessoas que nos inspiram mais do que outras. Há quem sirva de exemplo pela força, pela determinação, pela capacidade de manter o foco e/ou pela resistência às adversidades. É para esses exemplos que você deve dirigir a sua atenção. Livre-se de pessoas tóxicas, de conversas tóxicas, de todo e qualquer “bota-abaixo”.

Leu o texto todo?
Agora mexa-se.

Ponha mãos à obra e concretize os seus sonhos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...