A PSICÓLOGA NO FACEBOOK     |     VÍDEOS     |     CONSULTÓRIO     |     PÁGINA INICIAL

30.4.14

UMA RELAÇÃO PERFEITA


NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.
NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.
NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.

Isto é o que você ouve quase todos os dias e também é o que você diz a si mesmo naquelas alturas em que os erros do seu mais-que-tudo parecem um verdadeiro teste aos limites da sua paciência. Você não é perfeito e, mesmo que decidisse terminar a relação e partir para outra, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde tivesse de lidar com esses ou outros defeitos quaisquer.

Você olha à sua volta e reconhece que os seus amigos também não são perfeitos nem estão casados com pessoas perfeitas. No entanto, uma análise mais ou menos superficial permitir-lhe-á reconhecer com relativa facilidade que há, entre as pessoas que compõem a sua rede de afetos, relações amorosas mais harmoniosas que outras. Até é possível que haja uma ou outra relação que se aproxime daquilo que você chamaria de uma relação perfeita. E nos tais momentos em que o comportamento do seu companheiro o faz esquecer-se dos motivos por que você se apaixonou por ele, você dá por si a pensar: existem ou não relações perfeitas? Porque é que a minha relação não é tão pacífica e harmoniosa como a dos meus avós, ou como a dos amigos A e B, que parece que foram feitos um para o outro?

Eu não conheço nenhuma relação perfeita no sentido literal, sem zangas, sem erros, sem defeitos. Mas conheço várias relações que são o exemplo daquilo a que você provavelmente chamaria de casamento perfeito: relações vivas, em que um e o outro se sentem genuinamente mais felizes juntos, em que há constantes gestos de afeto e demonstrações de admiração mútua. Relações em que há um rumo, um propósito, um (ou mais) sonho(s) a dois. São relações que se caracterizam pela perseverança, pelo foco no que é realmente importante e pela vontade de contornar os obstáculos (em vez da vontade de partir para outra à primeira contrariedade).


Uma relação perfeita não depende de duas pessoas perfeitas, mas sim de duas pessoas que não desistam de ser felizes juntas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...