Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


30.4.14

UMA RELAÇÃO PERFEITA


NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.
NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.
NÃO HÁ PESSOAS PERFEITAS.

Isto é o que você ouve quase todos os dias e também é o que você diz a si mesmo naquelas alturas em que os erros do seu mais-que-tudo parecem um verdadeiro teste aos limites da sua paciência. Você não é perfeito e, mesmo que decidisse terminar a relação e partir para outra, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde tivesse de lidar com esses ou outros defeitos quaisquer.

Você olha à sua volta e reconhece que os seus amigos também não são perfeitos nem estão casados com pessoas perfeitas. No entanto, uma análise mais ou menos superficial permitir-lhe-á reconhecer com relativa facilidade que há, entre as pessoas que compõem a sua rede de afetos, relações amorosas mais harmoniosas que outras. Até é possível que haja uma ou outra relação que se aproxime daquilo que você chamaria de uma relação perfeita. E nos tais momentos em que o comportamento do seu companheiro o faz esquecer-se dos motivos por que você se apaixonou por ele, você dá por si a pensar: existem ou não relações perfeitas? Porque é que a minha relação não é tão pacífica e harmoniosa como a dos meus avós, ou como a dos amigos A e B, que parece que foram feitos um para o outro?

Eu não conheço nenhuma relação perfeita no sentido literal, sem zangas, sem erros, sem defeitos. Mas conheço várias relações que são o exemplo daquilo a que você provavelmente chamaria de casamento perfeito: relações vivas, em que um e o outro se sentem genuinamente mais felizes juntos, em que há constantes gestos de afeto e demonstrações de admiração mútua. Relações em que há um rumo, um propósito, um (ou mais) sonho(s) a dois. São relações que se caracterizam pela perseverança, pelo foco no que é realmente importante e pela vontade de contornar os obstáculos (em vez da vontade de partir para outra à primeira contrariedade).


Uma relação perfeita não depende de duas pessoas perfeitas, mas sim de duas pessoas que não desistam de ser felizes juntas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa