A PSICÓLOGA NO FACEBOOK     |     VÍDEOS     |     CONSULTÓRIO     |     PÁGINA INICIAL

9.10.14

LIÇÕES DE VIDA


Qual foi o momento mais difícil da sua vida? E o que é que aprendeu com ele?

Os acontecimentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa estão quase sempre relacionados com a perda. A morte de alguém de quem se gosta, o fim de um amor, a perda de um emprego, a  perda (emocional) de alguns amigos, a falta de saúde. No momento da perda é absolutamente natural que nos sintamos dominados pelo choque e pela angústia.
É fácil experimentar a sensação de que nada será como antes. Não pode ser. E às vezes surgem pensamentos catastrofistas do tipo "Nunca mais serei feliz...".

Entretanto o tempo passa, as rotinas instalam-se e, se fizermos as escolhas certas, mais cedo ou mais tarde voltamos a sorrir. E depois dos primeiros sorrisos tímidos surge a esperança de voltar a sonhar, de voltar a ter objetivos. Estamos vivos! Mas será que aprendemos? Ou há o risco sério de voltar a falhar? De voltar a perder?

Para algumas pessoas o medo é avassalador. Tanto, que se recusam a voltar a amar, a voltar a arriscar, a voltar a sonhar. Mas isso não seria viver.

Voltar a investir - num novo amor, num novo sonho, numa nova oportunidade para ser feliz - tem de incluir um olhar sobre o passado.

Não vale a pena tentar apagar o que correu mal. Não vale a pena ignorar o sofrimento por que passámos. Nem sequer seria uma escolha muito inteligente.


Tentar identificar aquilo que ficou por fazer. Por dizer. Aquilo que porventura não foi valorizado como deveria.


Aqueles que se interessam genuinamente por reconhecer os próprios erros estão mais preparados para as mudanças que abrem caminho ao aparecimento de novos sonhos. É preciso aproveitar os momentos maus e tirar algumas lições. Quem não aprendeu nada com os acontecimentos difíceis, não está pronto para apreciar o que a vida tem de melhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...