Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


12.1.16

PORQUE TIRAMOS TANTAS SELFIES?


(Quase) Toda a gente tira selfies. Como vivemos na era das redes sociais, deparamo-nos com elas a todo o momento – no Facebook, no Instagram, no Whatsapp ou até por e-mail. Será este um sinal de narcisismo? Afinal, o que leva tantas pessoas a tirarem autorretratos e a divulgá-los?

Pode até parecer que este é um fenómeno novo, ligado à excessiva valorização da imagem e à sobrevalorização das redes sociais mas, na verdade, um olhar atento sobre a questão mostra que foi (quase) sempre assim. O ser humano tem uma preocupação natural com a imagem que transmite e tenta – desde sempre – controlar essa imagem.


A principal razão por detrás de tantas selfies está relacionada com o facto de a forma como nos vemos ter menos a ver com aquilo que realmente somos e mais com a forma como os outros nos veem. 

Tirar selfies de determinada maneira potencia que os outros nos vejam como gostaríamos que nos vissem. Qualquer um de nós pode tirar fotografias em que mostre sobretudo uma imagem divertida. Ou sensual. Ou aventureira. Ou pura e simplesmente melhorada.

Por outro lado, a maior parte de nós acaba por gostar de ver selfies. E isso também está estudado. Sentimo-nos naturalmente atraídos por rostos. E a publicidade, por exemplo, há décadas que faz uso desta informação.

Quando olhamos para um perfil de Facebook, olhamos em primeiro lugar para a fotografia de perfil se se tratar de um rosto. Mais: estas fotografias estão associadas a uma probabilidade maior (38%) de fazermos “Gosto” e a uma probabilidade maior (32%) de fazermos um comentário.

Este feedback é obviamente gratificante. Tanto que a maior parte das pessoas que publicam selfies revelam que esse comportamento aumenta a sua autoestima e a sua autoconfiança. Isto é particularmente evidente entre adolescentes.


Em primeiro lugar, há estudos que mostram que um número elevado de selfies tende a prejudicar as relações menos íntimas. O que é que isto quer dizer? Que quando alguém publica muitos autorretratos tende a ser visto como alguém mais narcisista e distante.

Mas há mais dados importantes a considerar antes de publicar a sua próxima selfie:



É preciso que ela conte uma história ou revele um pormenor interessante. Senão são apenas vistas como narcísicas. A mensagem não deve ser apenas “Olhem para mim”. Claro que o que é interessante para uns pode não ser para outros. Ainda assim, mostrar um traço de eyeliner desenhado de forma exemplar, uma selfie com o seu filho no primeiro dia de escola dele ou uma careta no meio do trânsito serão sempre melhores opções do que fotografar-se a si mesmo a sorrir para a câmara. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa