Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


14.2.17

A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DO DIA DOS NAMORADOS


A propósito do DIA DOS NAMORADOS, fui entrevistada para o site Notícias ao Minuto.

1. É importante para os casais a celebração do Dia dos Namorados? Porquê?

Nem todas as pessoas valorizam esta data da mesma forma. Aquilo que é importante é que cada um de nós conheça a pessoa que está ao nosso lado e que faça o que está ao seu alcance para a fazer feliz. Isso também se aplica (ou deveria aplicar-se) à celebração do Dia dos Namorados. Gostar verdadeiramente de alguém é querer fazê-lo feliz mesmo que isso implique sair da nossa zona de conforto. Então, mesmo que eu não goste da data ou, pelo menos, não lhe atribua especial significado, posso investir algum tempo no sentido de surpreender a pessoa que amo se isso for importante para ela.

O dia dos Namorados é mais uma oportunidade de celebrar o amor – tal como o são outras datas. Alguns casais cumprem o ritual de ir jantar fora para celebrar o aniversário de casamento, o aniversário de namoro ou até o aniversário da data em que se conheceram. Outros não valorizam nenhuma destas datas mas alimentam a relação com viagens anuais – que são outro tipo de rituais.

2. O que é que os casais jamais devem fazer neste dia?

Aquilo que não devem fazer é desvalorizar os sentimentos da pessoa que amam. Como referi antes, se a pessoa de quem gostamos valoriza a data, não faz sentido ridiculariza-la ou desvalorizar aquilo que sente. Isso implicaria rejeição e a sensação de desamparo.

Também me parece desajustado cobrar à pessoa de quem gostamos que se comporte de forma completamente distinta daquilo que é.



Uma coisa é expressarmos as nossas necessidades e esperarmos que a pessoa de quem gostamos valorize os nossos sentimentos. Outra coisa seria fazer exigências que implicassem que aquela pessoa se sentisse desconfortável.

3. Há alguma fase da relação em que esta data seja realmente importante? Por exemplo, há diferenças no impacto da celebração num casal junto há um ano ou num casal junto há dez?

Para algumas pessoas, esta data será sempre importante na medida em que represente mais uma oportunidade de mostrarem o quanto gostam uma da outra. Para outras, a data pode ir perdendo importância na medida em que haja rituais a que deem mais valor.

4. Os casais menos felizes ou com algum tipo de problema devem aproveitar a data para resolver a situação? Porquê?


Todos os dias são bons para tentar resolver o que está mal numa relação. O Dia dos Namorados está associado ao amor e aos gestos românticos, pelo que pode ser gerador de algum sofrimento para as pessoas que estejam a atravessar um mau momento na relação. A existência de um dia em que se fala de amor e em que se vê rosas vermelhas por todo o lado pode avivar as feridas e, consequentemente, trazer mais alguma tensão a uma relação em crise. Mas também pode servir para que cada um dos membros do casal reflita sobre a importância da relação e, sem pressas, dê o primeiro passo no sentido de mostrar que está disposto a lutar pela reaproximação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa