Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


4.7.17

10 COISAS QUE OS CASAIS FELIZES FAZEM JUNTOS


Ter tempo para estar sozinho é muito importante – a maior parte dos casais felizes que conheço precisam de tempo para realizar atividades individualmente ou simplesmente para “desligar” e não fazer nada. Mas há atividades que podem e devem ser concretizadas a dois precisamente porque aumentam os níveis de bem-estar e a sensação de que é ao lado daquela pessoa que faz sentido continuar.

PRATICAR EXERCÍCIO

Fazer exercício físico está diretamente associado à produção de endorfinas, que por sua vez aumentam os nossos níveis de bem-estar. Os casais que praticam exercício físico a dois têm a oportunidade de estar juntos em momentos de claro bem-estar físico e emocional.

FALAR DE DINHEIRO

As dificuldades associadas à gestão financeira são um dos motivos mais frequentemente associados às discussões conjugais. São também uma das principais causas de separação. Os casais que abordam estes assuntos com transparência e que buscam soluções de compromisso tendem a sentir-se mais unidos.

PROGRAMAS CULTURAIS

Sair regularmente para ir ao teatro, ao cinema ou a um concerto está associado à sensação de descoberta que caracteriza o início de qualquer relação. Os casais que investem ativamente na busca de novidades que deem prazer a um e ao outro tendem a sentir-se mais felizes.

CRITICAR MUTUAMENTE

Os casais mais felizes não são aqueles que nunca erram ou que estão sempre em sintonia.



Os casais que se criticam mutuamente vivem de forma mais transparente a sua relação e têm a oportunidade de aumentar a intimidade emocional.

VIAJAR

As rotinas e os compromissos fazem parte da vida de todos os adultos. Os casais que se afastam pontualmente destas obrigações para viajar a dois (ou com filhos) tendem a sentir-se mais felizes. A boa notícia é que não é preciso ir às Maldivas para aumentar os níveis de bem-estar.

DISCUTIR

Não, discutir nem sempre é um sinal de alarme. Não me canso de dizer: os casais que mais me preocupam são aqueles que nunca discutem. Aqueles que brigam sem ultrapassar os limites do respeito têm, de uma maneira geral, relações mais honestas e mais felizes.

CELEBRAR AS VITÓRIAS

Há poucas sensações tão boas como aquela que está associada à partilha do sucesso.



Os casais felizes estão habituados a dar importância às (pequenas e grandes) vitórias de cada um.

APROVEITAR O SILÊNCIO

É provável que já tenha dado por si a fazer juízos de valor a propósito de algum casal que tenha visto em silêncio num restaurante. Às vezes isso é um sinal de que (já) não há comunicação. Mas também pode querer dizer que aquelas duas pessoas têm uma relação suficientemente íntima para que ambas se sintam confortáveis em silêncio.

APOIO MÚTUO

Estar “lá” para a pessoa de quem se gosta não é tarefa fácil. Pelo menos, não é fácil estar SEMPRE “lá”. Os casais felizes também não estão sempre em sintonia mas, de um modo geral, partilham a ideia de que a pessoa que está ao seu lado é a pessoa com quem podem contar nos momentos de maior tristeza ou vulnerabilidade. E isso fá-los mais felizes do que o resto das pessoas.

FALAR SOBRE AS EMOÇÕES

No dia-a-dia, quase todas as pessoas falam de banalidades, das rotinas e das obrigações. Mas de vez em quando é preciso parar e fazer uma espécie de auscultação emocional. Os casais felizes contam um com o outro para falar das emoções mais profundas e isso deixa-os indiscutivelmente mais seguros de que a relação vale a pena.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa