A PSICÓLOGA NO FACEBOOK     |     VÍDEOS     |     CONSULTÓRIO     |     PÁGINA INICIAL


19.9.17

DEFENDA SEMPRE O SEU COMPANHEIRO


A pessoa que amamos tem defeitos irritantes, comportamentos que às vezes nos tiram do sério e que podem levar a discussões sérias. Às vezes é tentador falar sobre isso com outras pessoas, na esperança de que alguém nos dê razão e mostre a sua solidariedade em relação à mágoa, à tristeza ou à raiva que estamos a sentir. Desabafar com alguém em quem confiemos e que sabemos que dá importância aos nossos sentimentos pode ser importante porque ajuda a gerir os momentos de tensão. Os amigos verdadeiros estão quase sempre lá para isso: para apoiar incondicionalmente. Mas estes desabafos só serão um sinal de inteligência emocional se tivermos a certeza de que a pessoa a quem revelamos uma parte da nossa intimidade também está de boa-fé em relação ao nosso companheiro e à nossa relação. Se houver genuíno interesse em amparar e ajudar para que a relação continue a dar certo, está tudo bem. É fundamental que nos resguardemos em relação a todas as pessoas que reajam a um desabafo sobre um momento de tensão atirando mais achas para a fogueira.



Cada um dos membros do casal pode e deve fazer o que estiver ao seu alcance para defender a honra do companheiro SEMPRE. É por isso que é fundamental que haja cuidado em relação a estes desabafos. A partilha de momentos difíceis deve ter como propósito o alívio da tensão conjugal e não o seu agravamento. Se der por si a falar mal do seu companheiro com regularidade, pare para refletir sobre aquilo que pode fazer para proteger a sua relação.

A pessoa de quem gosta tem defeitos irritantes MAS tem muito mais qualidades e gestos românticos que devem ser valorizados na medida certa. Ser capaz de reconhecer, apreciar e verbalizar o valor do seu companheiro ajudá-lo-á a gerir melhor os momentos mais difíceis. Rotular de forma negativa alguns comportamentos é aceitável e até desejável. Denegrir a imagem do seu companheiro não.

É por isso que SEMPRE que alguém se atrever a falar mal da pessoa de quem gosta é fundamental que se apresse a defendê-lo.



Não se preocupe se alguém o acusar de ser o seu advogado de defesa. É isso que os casais felizes fazem. Protegem-se mutuamente. Isso não significa que não sejam capazes de criticar. Claro que são! Mas, de uma maneira geral, guardam as críticas para a intimidade, em vez de o fazerem em público.


Não há nada de positivo em criticar (e muito menos humilhar) o seu companheiro em público. Quando dá o seu melhor para o elogiar de forma sincera, defender a sua honra ou impedir que falem mal dele em público, está a contribuir de forma clara para que o amor e a segurança se consolidem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...