Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


5.5.10

TERAPIA: IR ÀS COMPRAS

Toda a gente conhece os benefícios de uma tarde (ou noite) de compras. Há quem se refira ao prazer e ao potencial terapêutico desta actividade, nomeadamente na sequência de estados de tristeza. Contudo, a maior parte das pessoas reconhecerá que o bem-estar que resulta do facto de adquirirmos bens materiais que desejamos é meramente temporário. Pior do que isso: não raras vezes até nos arrependemos de algumas destas aquisições. Daí que nos confrontemos com regularidade com chavões como “O dinheiro não traz felicidade” ou “A satisfação não está nas coisas materiais”. Mas quem não gostaria de dispor de largas quantias para investir em bens de consumo?

Um estudo divulgado este ano pela Associação Americana de Psicologia mostra que o dinheiro pode efectivamente “comprar” a nossa satisfação, desde que o gastemos de forma inteligente. Em rigor, é a aquisição de experiências – como uma sessão de massagens ou uma pacote de férias em família – que contribui para o nosso bem-estar, no acto da compra e prolongando-se no tempo. Pelo contrário, quando gastamos dinheiro em coisas materiais como roupas, perfumes ou sapatos, o bem-estar imediato desaparece rapidamente fazendo com que, muitas vezes, nos sintamos (ainda) pior.

Quando gastamos dinheiro em objectos de desejo reagindo ao impulso do momento arriscamo-nos a reavaliar aquela aquisição, a compará-los com os de outras pessoas ou até com objectos semelhantes que acabamos por encontrar a preços inferiores. Pelo contrário, a compra de experiências proporciona satisfação a médio e longo prazo, em parte devido às recordações que ficam dos momentos associados a essas actividades. Quando viajamos, trazemos fotografias que registam momentos de felicidade, mas trazemos sobretudo memórias emocionalmente significativas que não podem ser comparadas a outras compras. Mesmo que optemos por adquirir o primeiro pacote que reúna as condições que vão de encontro às nossas expectativas, dificilmente perdemos tempo a comparar cuidadosamente a nossa compra com todas as outras alternativas e isso faz com que não sejamos acometidos por qualquer forma de arrependimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa