2.3.11

DEPRESSÃO: A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS

A depressão é muito mais do que um estado de tristeza profunda. Ainda que seja normalmente a tristeza que chama a atenção daqueles que rodeiam a pessoa deprimida, esta é uma doença altamente incapacitante e que não prejudica “apenas” o doente – afecta as relações familiares e sociais, podendo conduzir ao isolamento social e ao agravamento dos sintomas. Como tenho referido tantas vezes, é fundamental conhecer este transtorno e prover àqueles de quem gostamos e que possam sofrer desta perturbação o melhor apoio possível. De resto, alguns estudos recentes enfatizam tanto a importância dos cuidados dos familiares e dos amigos do doente de depressão que os comparam à ajuda especializada. Segundo alguns investigadores, nos casos de depressão leve e moderada o apoio destes cuidadores é mais eficaz do que a intervenção médica.

Como se sabe, a depressão é tratável mas existem muitos casos resistentes à intervenção dos antidepressivos e da psicoterapia. Algumas pesquisas indicam que um terço dos pacientes com depressão continua a evidenciar sintomas significativos depois de experimentar 4 medicamentos diferentes. Mais: cerca de metade das pessoas que recuperam da depressão através do uso de antidepressivos sofre uma recaída no prazo de um ano.

Aparentemente, nos casos de depressão leve e moderada, a existência de uma ou mais pessoas que apoiem o doente com depressão produz um alívio da sintomatologia superior àquele provocado pela intervenção farmacológica, equiparando-se aos efeitos da psicoterapia cognitivo-comportamental, em que o paciente aprende a gerir os seus pensamentos e as suas emoções de forma racional.

O apoio das pessoas mais próximas do doente diminui o isolamento social, atenua os eventos stressantes, ajuda o paciente a lidar com a informação médica e provém modelos de comportamento saudáveis. Na sequência deste apoio é expectável que a pessoa deprimida se sinta mais capaz de cumprir o tratamento, de cuidar de si.