Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


8.9.11

RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Os resultados de uma pesquisa realizada no Reino Unido têm sido amplamente difundidos pelos meios de comunicação social e, claro, pelas redes sociais como o twitter ou o facebook. Segundo este estudo, as razões apontadas para o divórcio prendem-se agora muito mais frequentemente com o fim do amor do que com a existência de relações extraconjugais, ao contrário do que mostrara uma pesquisa idêntica realizada há alguns anos. O mundo parece assim surpreendido com a aparente evolução da sociedade que já não se escuda atrás de uma nova relação para pôr termo a um casamento irreversivelmente infeliz.


Como as conclusões do estudo têm sido apresentadas de forma mais ou menos superficial, creio que vale a pena reflectirmos um pouco mais detalhadamente sobre o tema. Antes de mais, e como tenho referido tantas vezes, salvo raras excepções, os motivos que podem abrir espaço para o aparecimento de uma terceira pessoa são os mesmos que estão subjacentes ao fim de um casamento. É também por isso que me causa muita estranheza sempre que alguém centra a sua atenção apenas na possibilidade de estar a ser traído e acaba por sentir-se tranquilo perante a inexistência de provas de infidelidade... Mesmo que existam vários sinais de alarme a respeito da insatisfação no casamento.

É precisamente por continuarmos a desvalorizar as queixas do cônjuge e centrarmos a nossa atenção na (in)existência de terceiras pessoas que corremos mais riscos. Até há relativamente pouco tempo a infidelidade era, efectivamente, o alarme que faria com que um casal tivesse de escolher entre o divórcio e a reconstrução do casamento. Nos dias que correm é pouco inteligente "esperar" por este alarme.

Infelizmente, algumas pessoas sentem-se mais surpreendidas quando o pedido de divórcio surge sem que haja uma terceira pessoa envolvida - como se só isso pudesse justificar o fim da relação. Estranham que o cônjuge possa ter desistido de lutar, possa estar cansado de chamar a atenção para as necessidades que, ao longo do tempo, ficaram por preencher. Na altura em que percebem que para o cônjuge o fim é uma certeza oscilam entre o pedido de uma segunda oportunidade e a suspeita de que ele(a) esteja a ocultar os verdadeiros motivos por detrás da ruptura ("De certeza que há outra pessoa...").
Esta postura revela pouca inteligência emocional e uma atitude passiva perante a vida e aquela que deveria ser a prioridade número 1 - os laços afectivos.


Embora não disponha de dados estatísticos recentes relativos à população portuguesa, posso afirmar que os motivos que estão por detrás dos pedidos de ajuda dos casais que me procuram não podem resumir-se às relações extraconjugais. Mais: a infidelidade nem sequer é o motivo mais frequentemente apontado para a crise que subjaz o pedido de ajuda.

Não sendo o adultério um comportamento que dignifique ninguém é positivo que cada vez mais sejamos capazes de olhar para os sinais de alarme na própria relação e tenhamos a coragem de fazer algo enquanto há tempo. Ninguém gosta de terminar uma relação e poucos são os que se sentem tranquilos com a ideia de acabar mais do que um casamento mas a verdade é que levamos uma vida mais honesta e de consciência tranquila quando tomamos as rédeas da própria vida e fugimos às malhas da traição. Mesmo que não houvesse mais nenhum motivo para evitar a infidelidade, há sempre a dureza de ter de conviver com um comportamento que magoa muito mais os filhos e o cônjuge do que o divórcio propriamente dito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa