Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


7.12.11

FORÇA DE VONTADE

Todos os dias somos bombardeados com anúncios que nos dão conta de produtos mais ou menos milagrosos para a perda de peso. Este tipo de publicidade assenta no princípio do "caminho mais fácil", reconhecendo implicitamente que é difícil manter a disciplina, o rigor e a força de vontade associados ao caminho convencional - dieta rigorosa aliada a exercício físico regular. Pior do que isso, estes anúncios são apenas uma pequena amostra de uma perspectiva que está cada vez mais enraizada e que assenta na ideia de que a força de vontade não chega ou não é assim tão importante na concretização dos nossos objectivos. Infelizmente, confronto-me cada vez mais com discursos que traduzem resignação e pessimismo e que são generalizáveis à educação dos filhos.

Refiro-me a:

Adultos que se resignam ao isolamento social e que assumem que é "praticamente impossível" fazer novos amigos a partir de determinada idade;

Pais e mães com excesso de peso que atribuem à Biologia e à Genética toda a responsabilidade da situação;

Homens e mulheres que deixam de lutar pelos seus objectivos porque "sabem" que não vale a pena.

Mas refiro-me sobretudo aos jovens que são expostos a estes modelos de educação e que interiorizam que não vale a pena dedicarem-se a disciplinas difíceis como a Matemática porque, independentemente do número de horas de estudo, o resultado será o mesmo. "Não tenho jeito para isto" é uma frase cada vez mais proferida e que traduz antes de mais a crença irracional de que a força de vontade é uma competência inata. E não é?

Apesar de cada um de nós ser diferente e de algumas pessoas serem aparentemente mais determinadas do que outras, independentemente do contexto em que vivam, a força de vontade pode ser desenvolvida e depende em larga medida da capacidade para nos desfazermos dos pensamentos mais irracionais.

É lógico que não é fácil manter os níveis de motivação, contornar as adversidades, resistir às tentações ou contrariar a genética, Mas é possível. Como? Treinando a perseverança, definindo (e vencendo) pequenas metas e mudando gradualmente a forma como olhamos para nós mesmos.

Tal como já tive oportunidade de referir aqui, a PROCRASTINAÇÃO é um dos grandes entraves à realização dos nossos sonhos. Em função dos medos mais ou menos irracionais, acabamos muitas vezes por adiar tarefas importantes, perdendo tempo com outras que nos distraem e impedem de seguir um rumo bem definido. O estudante vagueia pela Internet em vez de se manter concentrado na preparação do exame (interiormente não acredita que consiga ultrapassar esta prova). O escritor adia sucessivamente a conclusão do seu livro queixando-se de falta de ideias e ignorando que até mesmo o trabalho criativo depende mais do esforço do que do talento. A senhora com excesso de peso foge do ginásio e desvia-se do plano alimentar porque se convence de que é geneticamente incapaz de perder peso. O operário de caixa gasta todos os meses o seu pequeno ordenado porque está convencido de que nunca vai conseguir poupar uma quantia significativa.

A verdade é que podemos e devemos centrar-nos nos nossos sonhos e transformá-los em objectivos. Nem todos serão concretizáveis mas a parte que depende da nossa força de vontade é de facto considerável.

Quer uma prova?

Lembre-se da última vez que conseguiu ultrapassar um obstáculo ou da última ocasião em que se sentiu feliz por ter atingido determinado objectivo. Procure recordar a intensidade do seu bem-estar, a energia que experimentou a seguir. Foi bom, não foi? É provável que tenha sentido uma força incomum. O que quero dizer é que, quando definimos pequeninos objectivos específicos e os concretizamos, sentimo-nos bem connosco e acreditamos que somos capazes de mais.

É um ciclo virtuoso:

Quanto mais fazemos, mais nos sentimos capazes de fazer, quanto mais nos superamos, mais motivados nos sentimos para testar novos limites, quanto mais alcançamos, mais seguros nos sentimos de que tudo é possível.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa