Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


31.1.14

É POSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO?



Olhe à sua volta. Quem são as pessoas mais felizes que conhece? Como é que elas vivem? São casadas, solteiras, viúvas ou divorciadas? E como é que você sabe que essas pessoas são REALMENTE felizes?

Crescemos inundados de histórias de amor romântico que acabam por moldar a nossa perceção da felicidade. Ao ponto de muitos de nós se convencerem de que só é possível ser feliz a dois. Um dos problemas que decorrem deste pensamento irracional é a busca permanente de um parceiro, como se uma má companhia fosse melhor do que estar sozinho. Dentro e fora do consultório encontro algumas pessoas que sofrem deste mal - colecionam maus relacionamentos porque têm medo de estar sozinhas.

Não quero iludir ninguém: os estudos mostram que as pessoas mais felizes são aquelas que têm um companheiro.



Mas atenção: isso só é verdade para aquelas que se sintam satisfeitas no casamento. Na prática, o casamento não só não é garantia de felicidade como, se se tratar de um mau casamento, é garantia de infelicidade.

Se as pessoas insatisfeitas com o seu casamento (ou relação amorosa) são mais INFELIZES do que os solteiros, os viúvos ou os divorciados, por que teimamos em fugir a sete pés da solidão? Por que é que há pessoas que desesperam perante a ideia de estarem solteiras? Por que é que alguns de nós olham de lado para quem assume que prefere estar só?

A verdade é que é o medo do desconhecido que muitas vezes nos impede de fazer as escolhas certas. Até um dia. Até ao dia em que uma rutura amorosa nos empurra para uma situação nova. E depois da dor surge uma admirável tranquilidade que nos faz apreciar a vida e os outros laços afetivos de uma forma diferente.

Há pessoas que se sentem muito bem sozinhas. Há até quem se sinta incrivelmente feliz nessa condição, por muito que isso seja gerador de incredulidade.

A maior parte dessas pessoas estão sozinhas a título temporário. É uma questão de tempo até que voltem a amar, a comprometer-se. Mas às vezes passam-se anos - 2, 3, 4, 5 anos! - até que isso aconteça. E, nesse período, conseguem ser estupidamente felizes. Precisamente porque reaprendem a explorar outros laços afetivos, porque usufruem de total controlo sobre as suas vidas e, fundamentalmente, porque não estão dispostas a comprometer-se com quem não as mereça. E essa é uma escolha emocionalmente inteligente.

A maior parte das pessoas é mais feliz se viver uma relação amorosa que seja geradora de satisfação. Mas a resposta à pergunta que dá título a este texto é: SIM! É possível ser feliz sozinho. E, às vezes, estar sozinho é a escolha mais inteligente para que, mais cedo ou mais tarde, se possa voltar a amar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa