Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


21.3.14

NÃO NAMORE PARA CASAR


Conheço relativamente bem este tipo de pessoas: estão numa relação estável – leia-se, duradoura – e sonham casar. Para elas, não faz sentido outro passo que não aquele. O casamento é a meta. A sua meta. E mesmo que boa parte deste sonho tenha sido idealizado por quem está de fora da relação – pais e sogros – não se pode desresponsabilizá-las. Elas escolheram namorar para casar. Não namoram para serem felizes e muito menos para fazer o outro feliz. Não namoram para conhecer a fundo a pessoa com quem um dia podem vir a casar. Não namoram para construir um NÓS. Namoram para casar.

Às vezes a fixação à volta do (dia do) casamento é tanta que – pasme-se – até se esquecem de namorar. Vão preparando a casa, compram os tarecos no IKEA escolhem roupas caras para o grande dia ao mesmo tempo que fazem ouvidos-de-mercador às queixas e caras-feias da pessoa amada. Quem as veja a dias da cerimónia não diria que se tratam de duas pessoas enamoradas. Para dizer a verdade, muitas vezes não são. São duas pessoas inseguras a respeito dos seus sentimentos, que não fazem a mínima ideia daquilo que o outro sente e que, muitas vezes, não param para pensar no que vem – ou deveria vir – no dia a seguir à cerimónia.

É verdade que a maior parte dos contos de fadas terminam com “… e foram felizes para sempre”. Mas não seria expectável que um adulto confundisse a própria vida com histórias de encantar. Depois admiram-se. Com o facto de um estar sempre amuado. Com o facto de o outro não estar nem aí para o romance. Estavam à espera de quê?

Não tenho nada contra o casamento (ou não fosse eu uma mulher casada). Mas, para mim, o casamento não deve ser uma meta. Deve ser um marco, sim. Mas não uma meta. Porque depois do (dia do) casamento há toda uma vida para viver. E essa vida só faz sentido que seja a dois se se tiver investido a dose certa no namoro…


NÃO NAMORE PARA CASAR.
CASE PARA CONTINUAR A NAMORAR.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa