Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


23.4.14

NÃO SE ENTREGUE TANTO


Há quem diga que alguns médicos são frios. Lidam com situações clínicas graves sem mostrar um pingo de emoção. Não é que sejam brutos ou agressivos. São “secos”. Não se ligam, não mostram – pelo menos de forma clara – qualquer preocupação ou compaixão. Mas o que seria de um médico que tomasse para si as dores de todos os seus pacientes? O que seria de um oncologista, por exemplo, se se conectasse a todas as pessoas a quem tenha de dar más notícias? Será que resistiria a um só dia de trabalho? O mais provável é que não aguentasse e sucumbisse a tanta emoção negativa.

Há um limite de dor e tristeza para cada um de nós e, por mais voltas que se dê ao assunto, é fundamental que cada pessoa se conheça a si mesma ao ponto de ser capaz de se defender. Porque quando a própria pessoa desconhece os seus limites e assume uma postura de entrega total arrisca-se a sucumbir às dores dos outros, a sentir-se esgotada e incapaz de ajudar quem quer que seja – incluindo a si mesma.

São muitas as vezes em que me deparo com quem quer continuar a ajudar um membro da família, um namorado ou um amigo e não consegue reconhecer que não está capaz. Ou que já não está capaz. A pessoa convence-se de que tem a obrigação de ajudar. Acredita que é esse o seu papel – enquanto pai, filho ou melhor amigo – e ignora aquilo que para mim é óbvio: só se pode ajudar se se tiver condições para tal. Se o problema da outra pessoa for de tal modo esgotante que permita que quem ajuda se sinta a afundar, o mais provável é que, em vez de uma, mais cedo ou mais tarde haja duas pessoas a precisar de ajuda.


Não há nada de egoísta em dizer não nestas circunstâncias. “Não consigo”. “Não estou capaz”. Não é “Não quero”. Ignorar as suas próprias necessidades, as suas próprias emoções, os seus limites não é uma escolha inteligente nem protetora das suas relações afetivas. Entregar-se aos problemas das pessoas de quem gosta ao ponto de fazer mal a si mesmo não dignifica ninguém. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa