Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


8.4.14

STRESS PRECISA-SE


Há quem reclame do stress intenso, normalmente associado às obrigações profissionais e à dificuldade em lidar com muita coisa para fazer e pouco tempo para cumprir prazos apertados. Mas também há quem sofra - ainda que tantas vezes de forma silenciosa - da falta de stress. Para dizer a verdade, há quem definhe de dia para dia precisamente por não ter uma razoável quantidade de stress na sua vida.

Então, que papel é este que o stress desempenha nas nossas vidas? Queixamo-nos quando é demais e nos cria a sensação de que não somos donos da própria vida e morremos aos poucos quando ele deixa de existir?

Enquanto crescemos somos continuamente expostos a um sem-número de estímulos e solicitações que, além da pressão, trazem cor à nossa vida. Ainda nem saímos da asa materna e já estamos a tentar cumprir objetivos em contexto académico ou a tentar impor a nossa vontade em contexto familiar. Com mais ou menos ansiedade, é fácil reconhecer que essas lutas são essenciais ao nosso desenvolvimento, que nos fazem avançar. O que seria de nós se não nos sentíssemos pressionados? Se não houvesse stress nas nossas vidas?

Imaginamos tantas vezes uma vida totalmente calma, sem uma única fonte de stress e não paramos para pensar na falta que, afinal, o stress pode fazer... Até ao momento em que esse dia chega e passamos a maldizer a pasmaceira dos dias.

Já parou para pensar porque é que há tantas pessoas que optam por fazer cursos, formações e voluntariado depois da reforma? Ou porque é que há quem volte a trabalhar - mesmo que seja numa área diferente - depois de passar a anos a idealizar uma reforma na praia?

A sensação de não ter stress, de não haver pressão, de não haver solicitações e estímulos pode ser devastadora, sobretudo para quem passou a vida a ter por que lutar, para quem está habituado a ter de dar resposta a mil-e-um pedidos. É uma sensação de definhamento, de involução. Como se a vida deixasse de ter cor e brilho.


Então, da próxima vez que der por si a desejar uma vida calma, pense melhor. Tenha cuidado com aquilo que deseja.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa