A PSICÓLOGA NO FACEBOOK     |     VÍDEOS     |     CONSULTÓRIO     |     PÁGINA INICIAL

21.10.14

CASAMENTO À PROVA DE TRAIÇÕES


Será que é possível construir uma relação à prova de infidelidade? Será que alguém pode dizer que o seu casamento é estável ao ponto de ser IMPOSSÍVEL haver uma traição? A resposta é: NÃO. Nenhuma relação é 100% sólida. Nenhuma relação é perfeita. E por muito que uma pessoa invista, não pode haver a certeza absoluta de que jamais será traída. Mas isso não significa que não se possa fazer nada para prevenir o terramoto que uma infidelidade implica.


Então, o que é que duas pessoas podem/devem fazer para proteger a sua relação amorosa? O que é que deve acontecer para que um casamento resista à tentação de uma relação extraconjugal? Será o sexo desenfreado? Será sobretudo a estabilidade financeira? Ou será que é imprescindível eliminar a rotina da relação?

A resposta é muito mais simples: é preciso que ambos cuidem da relação. E o que é que isso quer dizer? Isso significa, antes de mais, que quando uma pessoa presta muita atenção às necessidades afetivas do companheiro, quando se mostra disponível para amparar, ouvir, celebrar ou animar, tudo se torna infinitamente mais fácil. Porque a outra pessoa sente-se verdadeiramente amada, sente que é importante, sente que aquilo que diz é valorizado, sente que há alguém que faz tudo para que ela esteja feliz. E isso não deixa espaço para terceiras pessoas.


Infelizmente, algumas pessoas estão convencidas de que estar próximo é asfixiar a pessoa de quem se gosta com interrogatórios e tentativas de controlo. Há quem invista todo o seu tempo e energia em reunir “provas” de que o companheiro está a manter-se na linha. Isso não é proximidade, é insegurança.

Numa relação segura os membros do casal dão-se a conhecer, expõem os seus sentimentos, os seus sonhos e as suas vulnerabilidades. Porquê? Porque sabem que ao seu lado está alguém que pode não concordar com tudo, pode não compreender tudo, mas que tem genuína vontade de cuidar, mimar, fazer feliz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...