Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


5.1.17

4 SINAIS DE QUE ESTÁ A LIDAR COM ALGUÉM COM PERSONALIDADE NARCÍSICA


Sente que a maior parte das pessoas não estão verdadeiramente à sua altura e queixa-se com frequência de não ser valorizado na medida certa. Sente-se especial e, ao mesmo tempo, frustrado porque poucos parecem ter as qualidades que aprecia. Na verdade, a maior parte das pessoas à sua volta estão “carregadas” de defeitos, que o enervam profundamente. As relações amorosas são desgastantes, é infinitamente mais fácil trabalhar sozinho e muitas vezes surge a sensação de que ninguém o compreende. Sente-se ultrajado com a maior parte das críticas e acredita – mesmo – que tem quase sempre razão. Este é o retrato de alguém com personalidade narcísica.



Eis algumas das características de alguém com personalidade narcísica:

ACHA QUE TEM MUITA IMPORTÂNCIA

É um VIP (very important person). Quando chega a um restaurante reclama e impacienta-se se não tiver logo lugar ou não for imediatamente atendido. É como se dissesse a si a mesmo «Será que eles não sabem quem eu sou?». Não é autoestima elevada, é centração excessiva. A pessoa está demasiado centrada em si mesma. De resto, muitas pessoas com personalidade narcísica têm, na verdade, baixa autoestima.

Como estão demasiado concentradas nas suas necessidades, não fazem perguntas sobre os outros. Não se interessam, não têm genuína curiosidade em saber dos sentimentos alheios. Alguém com personalidade narcísica é capaz de falar durante horas sobre si, sobre o que fez, sobre o que comprou, sobre os problemas que (acha que) tem e esquecer-se de perguntar sobre a outra pessoa. Às vezes inicia um telefonema com frases do tipo «Liguei para saber como estás…» e, segundos depois, dá início ao monólogo que a faz sentir bem.

FALTA DE EMPATIA

Às vezes dá a sensação de que a pessoa com personalidade narcísica só se sente bem a criticar. A baixa autoestima pode levá-la a apontar defeitos a toda a gente. Essa hipercrítica pode ser reveladora da necessidade de se superiorizar em relação aos outros – quanto mais falar mal de alguém, melhor se sentirá em relação a si mesma.

Por outro lado, como está tão centrada em si mesma, pode revelar muita dificuldade em mostrar empatia com as dificuldades de outras pessoas. Por exemplo, se souber que um vizinho está com cancro nos pulmões é capaz de dizer qualquer coisa como «Não fumasse».

HIPERSENSIBILIDADE ÀS CRÍTICAS

«Já olhaste bem para ti?» poderia ser a resposta a um simples reparo a propósito do aumento ou perda de peso.



A crítica até pode surgir num tom carinhoso, que traduza genuína preocupação ou vontade de ajudar. A pessoa sentir-se-á indignada.

MUITO CHARME… ATÉ SER CONTRARIADO

Muitas pessoas com personalidade narcísica conseguem ser muito carismáticas e, no início de uma relação, podem revelar-se cativantes. Algumas prometem este mundo e o outro mas… isso é só até serem contrariadas. A partir daí zangam-se, manipulam e, se a relação terminar, fazem-se de vítimas e não assumem a sua responsabilidade.


Não é fácil manter um relacionamento com alguém com personalidade narcísica e é fundamental reconhecer a importância de pedir ajuda especializada. É possível amar alguém assim mas é essencial mudar alguns comportamentos. Isso só acontece se a pessoa aceitar ser ajudada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa