Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


27.7.18

3 PERGUNTAS SOBRE INFIDELIDADE


Quem passa por uma infidelidade sente quase sempre muitas dúvidas. Para que a pessoa traída se sinta capaz de lidar com a situação e fazer as suas escolhas, é essencial que haja resposta para as perguntas que a assolam. Hoje escolhi dar resposta a 3 das perguntas mais frequentes.


Porque é que a pessoa que trai não pensa nas consequências ou só pensa nisso depois de já ter acontecido alguma coisa?


A maior parte das pessoas que tenho conhecido e que foram infiéis não tinham a intenção de trair ninguém nem estavam propriamente à procura de qualquer relação. Acabaram por ser apanhadas desprevenidas por sentimentos com que não contavam e que acabaram por tomar conta de si. Não, não estou a desculpar ninguém e muito menos a desresponsabilizar quem quer que seja pelas próprias escolhas. Aquilo que quero dizer é que, na maioria dos casos, não só não houve premeditação, como a relação extraconjugal não surgiu em resposta aos problemas no casamento. 



Talvez até fossem capazes de dizer, de forma honesta, que se sentiam satisfeitas com a relação. De repente, são surpreendidas com um conjunto de emoções positivas de que já nem se lembravam e deixam-se levar.

Algumas destas pessoas não só foram sempre pessoas honestas e leais como se foram “esquecendo” de si mesmas, dedicando-se à família. Quando surge o affair, a pessoa sente-se desejada como há muito tempo não sentia, sente-se valorizada, sente-se vista, sente-se especial e… cede. Na prática, a infidelidade tem muito mais a ver com o esquecimento da própria pessoa do que com a desvalorização do casamento.

É possível que tenha havido paixão e sentimentos de culpa em simultâneo? 


Uma das coisas de que uma pessoa traída mais precisa é da certeza de que o companheiro se importa com os seus sentimentos, com a mágoa que a traição provocou. E uma das coisas que mais frequentemente atrapalha essa confiança é o reconhecimento de que houve paixão. 



Mas a verdade é que a tal paixão que surge e que, como referi antes, tem mais a ver com os sentimentos e necessidades afetivas que estavam adormecidos do que com os problemas da relação, não apaga a ligação que já existia. Há muitas pessoas que se sentem profundamente culpadas por estarem a trair o/a companheiro/a ao mesmo tempo que têm medo de abdicar da relação que os fez voltarem a sentir coisas tão positivas.

É possível voltar para a relação original e ser feliz?


Nem todas as relações “sobrevivem” a uma relação extraconjugal. Atualmente até pode ser mais difícil para algumas pessoas conviver com a vergonha que possa resultar de perdoar uma traição do que com uma rutura. A verdade é que muitas pessoas à nossa volta nos pressionam para que não nos contentamos com menos do que merecemos e, às vezes, isso também se traduz em apontar o dedo àqueles que escolhem voltar a investir na relação.



É exatamente isto que acontece com muitos dos casais que ultrapassam a traição.

Se tiver havido o tal envolvimento emocional, pode levar algum tempo até que a pessoa que traiu e que escolheu voltar para o casamento consiga desligar-se completamente e investir em pleno na sua relação. Por outro lado, a pessoa traída pode reconhecer que ainda ama o companheiro e que quer perdoar e reconstruir a relação mas pode dar por si enredada em ressentimento, pensamentos negativos e muita dificuldade em seguir em frente. E, mesmo quando a poeira assenta e deixa de haver discussões acesas, nem sempre é fácil olhar para trás e identificar aquilo que é preciso mudar - não apenas para restabelecer a confiança mas, sobretudo, para que cada um se sinta realmente vivo dentro da relação. Algumas pessoas precisam de ajuda terapêutica para fazer este caminho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa