Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


5.11.19

COMO ELIMINAR PENSAMENTOS NEGATIVOS


Como eliminar pensamentos negativos

O que é que podemos fazer para nos livrarmos dos pensamentos negativos? Que estratégias são mais eficazes para acalmar a nossa mente e conseguir prestar atenção ao momento presente?


Imagine que está prestes a viajar de avião e tem alguém ao seu lado que não pára de o(a) tentar assustar com comentários do género «Se o avião cair, tu não vais sobreviver. Há cada vez mais acidentes com aviões. E se acontecer desta vez? Lá em cima não controlamos nada. Se calhar o melhor é não ires a lado nenhum.». O que é que faria? O mais provável é que desse por si a encher-se de medo e raiva e que, num ato de desespero, mandasse calar a pessoa ao seu lado. Afinal, a última coisa de que qualquer pessoa precisa é de alguém que injete pensamentos negativos antes de um momento importante. E se os "comentários" não vierem de fora? E se a voz crítica que o(a) assusta estiver na sua mente? Hoje partilho algumas ferramentas para eliminar os pensamentos negativos.




Pensamentos negativos: o crítico interno


Quando a nossa voz interior nos inunda de negatividade, não é apenas medo que sentimos. De uma maneira geral, conseguimos ser muito duros connosco, conseguimos deturpar a realidade e puxar-nos para baixo como ninguém, trazendo sentimentos de inutilidade, desvalor e insuficiência.

Se estivesse a preparar-se para uma reunião importante com o seu chefe e a sua mente “decidisse” inundá-lo(a) de pensamentos negativos como «És incompetente. O teu chefe vai perceber e despedir-te.», o mais provável é que o medo dominasse a sua comunicação, limitando o seu desempenho e levando-o(a) a ouvir um ou outro comentário que o(a) faria ter ainda mais certezas da sua “incompetência”.

A nossa mente é maravilhosa, mas também é capaz de nos confrontar com grandes armadilhas.


É crucial que reconheçamos o nosso próprio crítico interno e que, tão cedo quanto for possível, sejamos capazes de dizer


PÁRA!


Isso mesmo: se não permitimos que outras pessoas nos puxem para baixo, por que havemos de dar ouvidos ao nosso crítico interno?

Estratégias para acabar com os pensamentos negativos


#1: Dizer PÁRA tão cedo quanto for possível para evitar que os pensamentos entrem na nossa consciência e comecemos a remoer. Podemos fazê-lo mesmo que seja só mentalmente, mas se for viável podemos dizer oralmente.

Há uma ferramenta que nos ajuda a reconhecer estes pensamentos exatamente como eles são, isto é, “apenas” pensamentos, em vez de os tomarmos como reais: a meditação mindfulness.

Ouço muitas vezes frases como «Eu não tenho jeito para meditar» ou «Eu não consigo meditar», que traduzem sobretudo desconhecimento e algumas ideias feitas sobre esta ferramenta terapêutica. A verdade é que a meditação mindfulness não tem nada de esotérico ou religioso e também não requer propriamente esforço ou alguma capacidade especial. Para meditar, basta que tiremos alguns minutos por dia (todos os dias) e que observemos o momento presente.

Partilho aqui uma meditação guiada, com a duração de 10 minutos, que pode fazer toda a diferença para quem procura acalmar a mente e eliminar os pensamentos negativos:





Lembro que é a prática regular que traz frutos. Da mesma maneira que precisamos de ir ao ginásio com regularidade para desenvolver os nossos músculos, é crucial que nos disciplinemos para trabalhar o “músculo” do cérebro.


#2: Rodeie-se de positividade. Faça coisas que o(a) fazem feliz – e discipline-se para que estes “balões de oxigénio” o(a) ajudem a manter o otimismo. Quando escolhemos dedicar algumas horas por semana a fazer as coisas de que gostamos, é muito menos provável que nos entreguemos aos pensamentos negativos.

Rodear-se de positividade também passa por prestar atenção ao seu discurso e escolher falar sobre as coisas positivas que vão pontuando o seu dia.


No final de um dia de trabalho, é positivo que haja alguém ao nosso lado com quem possamos desabafar sobre as dificuldades que tivemos de enfrentar. Mas é muito importante que nos habituemos também a prestar atenção e falar sobre o que correu bem. Há inúmeras evidências de que esta prática nos ajuda a eliminar os pensamentos negativos e a promover o nosso bem-estar.

Para quem tem filhos, pode ser muito positivo tentar introduzir a rotina de, no final do dia, convidar as crianças a lembrar os pontos mais positivos do seu dia e, assim, tentar educa-las para o otimismo.

#3: Praticar a gratidão. Já escrevi sobre isso AQUI. Quando nos disciplinamos no sentido de prestar atenção e registar por escrito as pequenas coisas pelas quais nos sentimos gratos, há inúmeras mudanças que acontecem no nosso corpo e na nossa mente. Estas memórias positivas não só nos ajudam a afastar o pessimismo, como melhoram a nossa saúde física e mental e as nossas relações afetivas.

#4: Distanciar-se de pessoas negativas. Há pessoas que têm o “condão” de ver tudo negro à sua volta e de contagiar os outros com esse negativismo. Veem problemas em todas as soluções, reconhecem perigos em todos os sonhos e são exímias em puxar-nos para baixo. Preste particular atenção à forma como algumas pessoas falam sobre os outros nas suas costas. É provável que façam o mesmo consigo. Lembre-se de que as pessoas positivas gostam genuinamente de ajudar os outros. Procure rodear-se de pessoas que estejam interessadas em protege-lo(a) e incentivá-lo(a) a ser feliz.

#5: Praticar a autocompaixão. Também já escrevi sobre esta ferramenta AQUI. Praticar a autocompaixão consiste em sermos capazes de adotar um discurso genuinamente empático, solidário, amável e compassivo connosco, tal como faríamos com um(a) bom(boa) amigo(a), se ele(a) estivesse na nossa situação. Trata-se de sermos capazes de reconhecer os nossos sentimentos, de lembrarmos que o sofrimento, a imperfeição e as dificuldades fazem parte da vida de TODOS os seres humanos e de assumirmos palavras que puxem para cima e não para baixo.

Como em quase tudo na vida, é mais fácil falar do que fazer. Praticar a autocompaixão requer o compromisso connosco e a disciplina de repetirmos os exercícios com frequência até que sejamos mesmo capazes de substituir o crítico interno por uma voz que calorosamente nos incentive a dar o nosso melhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa