Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


27.2.14

POR QUE É QUE QUERES SER MAGRA? [CARTA A UMA ANORÉTICA]


Contas todas as calorias que ingeres. Tu não comes, Joana. Tu ingeres calorias. Sabes de cor o número associado a uma maçã ou ao pacote de bolachas dietéticas que trazes na mala para as emergências. Sabes de cor o número de calorias dos alimentos em que não tocas. Aqueles que toda a gente te implora que consumas. Traidores. Eles conhecem-te bem. Sabem que já foste uma miúda roliça. Conhecem os sacrifícios a que te submeteste para te manteres assim, magra. E, mesmo assim, insistem. Levam-te ao McDonald’s e às rulotes de bifanas. Querem que comas pão e gordura! E não entendem que não podes. Menos ainda entendem a tua escolha quando sabem que adoras comer. Desconhecem a tua luta permanente. Não sabem que aproveitas todos os minutos sozinha para te exercitares. Afinal, tens de queimar todas as calorias que ingeres. Tens de suar muito para que a tua barriga se assemelhe à da modelo da capa de revista. Tu não tens os genes dela. Nem uma equipa de profissionais que trabalhe as tuas fotografias. Tu tens-te a ti. A policiar. A vigiar. A controlar. A maldizer cada falha, cada imperfeição. Até aquelas que só tu vês, que só tu podes ver.

Os outros olham-te de forma distorcida. Dizem que és inteligente e bonita. Mas tu não te reconheces nessas palavras. Tu és imperfeita. E precisas de lutar para pareceres melhor. Precisas de beber 10 litros de chá por dia. E de correr maratonas de madrugada. Precisas de passar horas sem comer, mesmo que isso implique o risco de desmaiares. Precisas de testar os teus limites.

O cabelo deixou de crescer. A tua pele está baça e sem vida. O período deixou de aparecer. E tu finges que não vês. Fazes ouvidos-de-mercador às recomendações médicas. Guardas na gaveta o resultado das análises que a tua mãe te obrigou a fazer. E segues a tua vida, reivindicando o direito à privacidade. À individualidade.

Procuras calar o desassossego alheio com as fotografias que publicas de garfo apontado a mesas fartas e coloridas. Finges o teu melhor sorriso e engoles, a custo, cada alimento que, sabes, terás de queimar. Ou deitar fora.


Os dias passam e a tua luta continua. Precisas permanentemente de te controlar. Para te manteres assim, magra. Tu não deixaste só de comer, Joana. Deixaste de viver.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa