Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


5.3.14

DEUS NÃO TEM FACEBOOK


Por motivos profissionais, por lazer, em nome das ligações afetivas com quem está fisicamente ausente, por causa do Candy Crush Saga ou porque é uma ferramenta de engate, o Facebook passou a fazer parte do dia-a-dia da maior parte dos internautas. Uns negam a importância da rede social nas suas vidas. Outros assumem a dependência. Alguns são capazes de dosear com sabedoria o tempo despendido a olhar para o ecrã azul e branco. Mas até os mais desprendidos aperceber-se-ão de quão fácil é opinar por detrás de um perfil de Facebook. É como se o escudo do ecrã fornecesse à generalidade das pessoas a coragem e o despudor que permitem que tudo seja dito. Qualquer pessoa atira para a rede, sem constrangimentos ou sentimentos de culpa, críticas (construtivas ou destrutivas) sobre a vida deste ou daquele. Fazem-se acusações relativamente sérias, muitas vezes baseadas em presunções, boatos, excertos de notícias e diz-que-disse, de ânimo-leve. Sem parar para pensar no peso da crítica, no sentido de justiça ou na possibilidade de, mais cedo ou mais tarde, quem critica poder ser alvo de violência semelhante. Sim, é de violência que se trata. De violência emocional. De cyberbullying.

Enquanto não pararmos para pensar nos efeitos nefastos desta forma de comunicação, enquanto continuarmos a aceitar que qualquer pessoa possa comportar-se como um deus julgador, atirando condenações e análises depreciativas para a Internet, continuaremos a ser confrontados com notícias de quem não aguentou e sucumbiu a esta forma de pressão.


É relativamente fácil condenar um bando de adolescentes que – direta ou indiretamente – tenham contribuído para o suicídio de um jovem. É infinitamente mais difícil refletir sobre aquilo que cada um de nós pode fazer para que a livre opinião não se confunda com a hostilidade característica do cyberbullying. A verdade é que as manifestações públicas de ódio, os rótulos pejorativos, a difamação, os boatos e a ridicularização são formas de violência. E se cada um de nós é livre de dizer o que entende sobre uma notícia, o comportamento de uma figura pública ou a atuação de um amigo próximo, é fundamental que tenhamos o bom senso de parar para pensar no possível impacto das nossas palavras. Especialmente quando as “notícias” estão longe de nos dar certezas sobre o que realmente aconteceu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa