Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


27.12.18

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

Resoluções de Ano Novo


Que importância têm as resoluções de Ano Novo? Será que vale a pena parar para definir intenções e assumir compromissos? E com o que é que deveríamos mesmo comprometer-nos?


"Encontrar o amor", "poupar", "perder peso", "comer de forma (mais) saudável" - estas são as resoluções de Ano Novo mais comuns. Para muitas pessoas, a passagem de ano significa a oportunidade de parar para refletir, para fazer balanços e fazer novas escolhas. É como se, com o início de um novo ano reconhecêssemos que é altura de deixar para trás o que não nos faz bem e aproveitássemos a frescura de um ano que começa para nos comprometermos com mudanças que nem sempre são fáceis mas que sabemos que são importantes.

SERÁ QUE VALE A PENA FAZER RESOLUÇÕES DE ANO NOVO?


Há quem ache ridículo aproveitar a data para assumir compromissos que poderiam ser adotados noutra altura qualquer. Há quem revire os olhos só de ouvir falar no assunto, lembrando-se de todas as promessas feitas em anos anteriores e que se desvaneceram logo nos primeiros meses. Mas a verdade é que, para muitas pessoas, a passagem de ano é um marco, uma oportunidade de virar a página e implementar mudanças importantes. Para outras pessoas, esta reflexão acontece nalguns aniversários ou em momentos marcantes. O importante é que reconheçamos o valor da reflexão e o poder associado à definição clara e honesta das nossas intenções.

Parar para refletir, com seriedade, sobre as nossas intenções para o ano que está prestes a começar pode mesmo ser o início de um caminho para uma vida mais plena.


Quando paramos para prestar atenção às nossas emoções, às nossas reais necessidades, àquilo de que precisamos para nos sentirmos em paz, é mais provável que se torne mais claro que escolhas precisamos de fazer. Se anotarmos os nossos pensamentos e, sobretudo, se formos capazes de simplificar e definir alguns pequenos passos, é mais provável que nos comprometamos connosco e que cumpramos.

Na prática, sermos capazes de definir as nossas intenções, aquilo que queremos para a nossa vida, é um exercício que nos beneficia sempre e que podemos realizar em qualquer altura da vida.

QUE RESOLUÇÕES DE ANO NOVO DEVEMOS FAZER? 


Algumas pessoas teimam em definir resoluções que dificilmente colocarão em prática. Fazem-no ano após ano, como se a esperança se renovasse e se desfizesse continuamente. Em muitos destes casos, não há verdadeiramente uma reflexão, não há a definição de intenções. Há o reconhecimento de alguns desejos. É legítimo que sonhemos com mudanças que nos dariam satisfação e alegria. É humano sonhar com alterações que sabemos que são difíceis, que dão trabalho, e que jamais acontecerão por milagre. Mas é genuinamente mais inteligente permitir que a reflexão nos ajude a ir além da gratificação imediata e nos permita avançar, mesmo que seja devagarinho, em relação ao que é, de facto, essencial.

Quando paramos para prestar atenção ao que é realmente importante para nós, e quando nos questionamos sobre aquilo que podemos fazer para sermos mais felizes, abrimos espaço para a reflexão que realmente importa.

Por exemplo, ainda que "Encontrar o amor" encabece quase todas as estatísticas sobre resoluções de Ano Novo, a verdade é que raramente encontramos alguém que assuma como resolução "Cuidar melhor da minha relação" ou "Prestar mais atenção às necessidades da minha família". Passamos muito tempo a reparar naquilo que não temos, naquilo que legitimamente desejamos, e esquecemo-nos muitas vezes de parar para reparar naquilo que é preciso fazer para mantermos vivas as relações mais significativas. 

Ainda faltam alguns dias até ao Ano Novo e, por isso, vamos a tempo de parar para refletir sobre a forma como queremos viver a nossa vida no próximo ano. Se quiser fazer a sua própria lista de resoluções de Ano Novo, talvez seja útil responder às seguintes perguntas:

O que é que é mais importante para mim?

Quem são as pessoas mais importantes para mim?
A que áreas da minha vida quero prestar mais atenção?
Quais são as mudanças que me ajudarão a estar mais presente e focado(a) no que é mais importante?
Quais são os (pequenos) passos que posso dar?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa