Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


17.9.19

COMO CONCILIAR O TRABALHO COM A FAMÍLIA


Como conciliar o trabalho com a família


O que é que cada um de nós pode fazer para evitar que o stress do trabalho nos roube a energia e a disponibilidade para a família? Hoje partilho 10 sugestões práticas que podem ajudar a conciliar o trabalho com a família.




#1: RECONHEÇA OS SEUS PONTOS FORTES


Não vale a pena tentar ser um super-homem ou uma supermulher e tentar fazer TUDO. Não se preocupe com o que os outros possam pensar. Centre-se nos recursos da sua família. Se o(a) seu(sua) companheiro tem mais jeito/ mais tempo para cozinhar ou para dar explicações às crianças, deixe que seja ele(a) a desempenhar essa tarefa. Se for viável do ponto de vista financeiro, contrate alguns serviços para poupar tempo.

#2: DEFINA AS SUAS PRIORIDADES


Não vale a pena anotar de forma indiferenciada todas as tarefas que tem para fazer. Procure organizá-las de acordo com a urgência e a importância. Há tarefas que são urgentes e importantes, há tarefas que são importantes, MAS não são urgentes, há tarefas urgentes que não são importantes e há definitivamente tarefas que não são nem importantes nem urgentes e que, ao passar à frente de outras podem contribuir para a procrastinação e para a sua desorganização.

#3: RESPEITE O SEU RITMO


É daquelas pessoas que funcionam melhor logo de manhã? Ou é daquelas cujos níveis de concentração estão mais elevados depois de toda a gente sair do escritório? Organize a sua agenda de modo a incluir as tarefas que requeiram mais atenção para os horários em que se sinta mais produtivo(a).

#4: ARRANJE TEMPO PARA SI


Não adianta mergulhar no trabalho dia e noite e dar cabo da sua saúde. Se não for capaz de se disciplinar no sentido de haver regularmente tempo para concretizar as atividades que o(a) ajudam a relaxar e a desligar-se dos problemas do trabalho, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde se sinta à beira de um esgotamento.

#5: DEFINA O SEU HORÁRIO DE TRABALHO


Há cada vez mais pessoas que admitem que têm de trabalhar em casa – algumas fazem-no a tempo inteiro, outras trazem o trabalho que não conseguiram concluir no escritório. De uma forma de outra, é fundamental que você consiga definir um horário a partir do qual deixe de atender telefonemas, responder a e-mails ou fazer o que quer que seja.

Defina um horário de trabalho e dê o seu melhor para o cumprir. A sua família agradece.


#6: ORGANIZE AS SUAS FINANÇAS


Habitue-se a monitorizar as suas despesas por categorias. Defina quanto quer/pode gastar por mês em cada uma e procure manter-se fiel aos seus planos. Quanto mais atento(a) estiver a esta área da vida, mais confiante se sentirá. Isso ajudá-lo(a)-á a retirar mais prazer dos momentos em que não esteja a trabalhar.

#/: ORGANIZE A SUA AGENDA A LONGO PRAZO


Quer use uma agenda em papel, quer seja daqueles que aderiram às vantagens da versão digital, procure definir metas a longo prazo e, em função disso, identifique o número de horas de que vai precisar (por dia ou por semana) para se dedicar a determinado projeto. Inclua anualmente todos os compromissos familiares que são mesmo importantes para si e crie lembretes que o(a) ajudem a organizar-se. Por exemplo, crie um lembrete para o fim-de-semana anterior ao Dia da Mãe para que possa escolher o seu presente com tempo.

#8: RECORRA À AJUDA DA TECNOLOGIA


Nem todas as reuniões têm de ser presenciais. Questione os seus clientes ou parceiros sobre a possibilidade de realizar algumas reuniões através do Skype ou de outra ferramenta. Utilize o seu smartphone para elaborar listas de tarefas, listas de compras ou até para editar alguns documentos – desde que isso não se transforme numa forma de sabotar o tempo em família, claro.

#9: MONITORIZE O TEMPO QUE DEDICA A CADA TAREFA


Há diversas ferramentas que nos permitem monitorizar a forma como estamos a gastar o nosso tempo. Há programas que o(a) podem ajudar a perceber quanto tempo gasta, em média, com cada tarefa e há outros que o podem ajudar a definir quanto tempo quer dedicar a tarefas que representem tempo retirado ao trabalho (navegar nas redes sociais, por exemplo).

#10: ACALME A SUA MENTE


Já reparou que quanto mais stressado(a) se sente, pior é o seu desempenho? Quando a nossa mente vive constantemente exposta a um ritmo frenético, é mais provável que nos sintamos “engolidos” por tudo o que temos para fazer e que não consigamos aproveitar os períodos de lazer em pleno. Procure realizar várias pausas ao longo do seu dia – para meditar, para realizar alguma pequena tarefa que o(a) ajude a descontrair ou pura e simplesmente para conversar com alguém que o(a) apoie. Desviar momentaneamente a atenção dos problemas do trabalho ajudá-lo(a)-á a resolvê-los mais rapidamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa