Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


16.3.10

STRESS NA GRAVIDEZ

A gravidez representa quase sempre um período de calma e serenidade na vida das mulheres. São frequentes os relatos de bem-estar físico e emocional aquando deste período, mesmo entre mulheres que se vêem a si mesmas como stressadas. Infelizmente, há eventos que podem desequilibrar esta harmonia, levando a que a grávida se sinta mais ansiosa do que seria desejável. As preocupações em relação à elevação da ansiedade são legítimas, já que quando o feto é exposto a níveis intensos de cortisol (hormona do stress) aumenta a probabilidade de empobrecimento do desenvolvimento cognitivo. Quando isto acontece, a criança pode sentir mais dificuldade em manter a atenção ou em resolver problemas.

Felizmente, é possível reverter este quadro através dos próprios cuidados que a mãe presta ao bebé depois do parto e durante a infância. Todas as dificuldades desencadeadas pela exposição a elevados níveis de stress durante a gravidez desaparecem se a mãe estabelecer uma ligação segura com o seu bebé.

Estes são dados que resultam de uma investigação recente e que constituem uma importante lufada de ar fresco. A gravidez pode ser uma experiência emocionalmente difícil para muitas mulheres e há já muitos cuidados e preocupações que circundam a gestação. É um alívio saber que, simplesmente por serem bons pais, os membros do casal podem reverter potenciais retrocessos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa