Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


9.10.19

ESTILOS DE VINCULAÇÃO AMOROSA


Estilos de vinculação amorosa

Sabe qual é o seu estilo de vinculação amorosa? E de que forma é que esse estilo condiciona a sua relação?

Para algumas pessoas, construir uma relação amorosa estável e feliz parece algo muito complicado. É como se estivessem sistematicamente a cometer os mesmos erros ou a escolher a pessoa errada. Aquilo que muitas vezes não sabem é que isso tem tudo a ver com o seu estilo de vinculação amorosa.

Cada um de nós tem um estilo de vinculação, fruto da nossa bagagem emocional – quer do vínculo que construímos com os nossos pais (na infância), quer das relações amorosas que vivemos. Esse padrão é relativamente estável, mas não é nenhuma condenação, pelo que qualquer um de nós pode trabalhar no sentido de o moldar e, assim, ser mais feliz.

Mas, para que qualquer mudança aconteça, é essencial que nos conheçamos (muito bem) primeiro.

Hoje falo sobre os diferentes estilos de vinculação amorosa. Tente identificar o seu.



Estilo de vinculação ANSIOSO


Uma pessoa com um estilo de vinculação amorosa ansioso tem normalmente grande facilidade em ligar-se ao(à) companheiro(a) e consegue criar uma intimidade profunda logo desde o início. Na verdade, é frequente que estas pessoas comecem uma relação e automaticamente se imaginem a casar ou ter filhos com aquela pessoa.

As pessoas com um vínculo ansioso tendem a sentir-se incompletas quando não estão numa relação.


Por outro lado, têm muito medo de que o(a) companheiro(a) não deseje criar laços tão profundos. Mesmo quando a pessoa que amam se esforça para dar sinais claros do seu afeto, estas pessoas sentem-se quase sempre muito alarmadas em relação ao futuro e às reais intenções da pessoa amada. Colocam com frequência perguntas como «Tu gostas mesmo de mim?» ou «Tens a certeza de que queres ficar comigo?».

Como vivem alarmadas, tendem a prestar muita atenção a todos os detalhes, sobretudo aqueles que, na sua ótica, provam que a outra pessoa não está assim tão interessada. Fazem com frequência interpretações erradas do comportamento da pessoa que amam e vivem frequentemente obcecadas com os horários e com o telemóvel da outra pessoa.

Se a pessoa de quem gostam ler uma mensagem no Whatsapp e não responder em minutos, surge logo a aflição.

Levam muito a peito cada frase ou gesto do(a) companheiro(a) e, em função disso, têm algumas reações impulsivas, acabando por dizer e fazer coisas de que mais tarde se arrependem.

Estilo de vinculação EVITANTE


Para uma pessoa com um estilo de vinculação evitante, o que mais importa é manter a própria independência. A liberdade pessoa é mais importante do que qualquer relação. São pessoas que se sentem incomodadas com o “excesso” de intimidade. Por exemplo, se a pessoa com quem estão disser «Amo-te», são capazes de responder «Não achas que é um bocado cedo para isso?» ou simplesmente começarem a afastar-se.

Estas pessoas tendem a deixar sempre alguma distância nas relações amorosas, mostrando dificuldade em assumir um compromisso claro. Não perdem muito tempo a pensar na relação e muito menos a remoer por causa de uma separação.

Se é uma pessoa com um estilo de vinculação evitante, as pessoas à sua volta tendem a queixar-se de que cria barreiras emocionais, de que lhe custa abrir-se para os outros.


Assume uma postura muito defensiva perante aquilo que percecione como qualquer tentativa de controlo.

Estilo de vinculação SEGURO


Para uma pessoa com um estilo de vinculação seguro é fácil mostrar afeto ao companheiro. Estas pessoas desfrutam da intimidade sem se preocuparem demais com o futuro. Sabem transmitir os seus sentimentos com clareza, calma e honestidade e dão voz àquilo de que precisam. Além disso, conseguem reconhecer os sentimentos do(a) companheiro(a) e procuram responder com afeto às suas necessidades. Sentem-se à vontade para partilhar as conquistas e os problemas com a pessoa de quem gostam.

Estilo de vinculação EVITANTE/ ANSIOSO


Uma pequena percentagem de pessoas encaixa-se num quarto estilo de vinculação amorosa que combina sintomas evitantes e outros ansiosos.

O que é que podemos fazer quando temos um estilo de vinculação ansioso ou evitante?


Os estilos de vinculação estão amplamente relacionados com a forma como os nossos pais se relacionaram connosco, mas não são inflexíveis. Ninguém está “condenado” a viver com um padrão ansioso ou evitante. Os estilos de vinculação amorosa são maleáveis, o que significa que podemos trabalhar no sentido de construir um vínculo seguro, sobretudo através da terapia.

Muitas pessoas assumem que, embora tenham hoje um estilo de vinculação seguro, foram, no passado, pessoas marcadamente ansiosas ou evitantes.

Paradoxalmente, as mudanças de que mais precisamos acontecem quando somos capazes de nos conhecermos profundamente e de nos aceitarmos exatamente como somos.

Quer saber qual é o seu estilo de vinculação amorosa? Faça o teste aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa